qui, 18 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Festuris 2019 reúne investidores, autoridades e lideranças em Gramado

Amigos do Festuris, entre eles o Senador Lasier Martins (o terceiro da direita para a esquerda) que conversou com a Reportagem do Jornal A Plateia. (Foto Cleiton Thiele Divulgação).

Evento contou com a presença de representantes estaduais e nacionais na Feira que deve movimentar até este domingo mais de R$ 300 milhões

Em uma cerimônia realizada no Palácio dos Festivais de Gramado, Serra Gaúcha, foi dada como aberta de forma oficial a 31ª edição da Feira Internacional de Turismo (Festuris), que chega em 2019 com uma expectativa de mais de R$300 milhões em geração de negócios.
Os altos números em investimentos fazem com que o trade turístico classifique o Festuris como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América do Sul. A meta da organização é continuar crescendo, ampliando o impacto no mercado do turismo e, consequentemente, na economia de um modo geral.
Os anfitriões da Feira são os CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que deram as boas-vindas às autoridades políticas e lideranças do setor. Na ocasião, foi entregue o troféu Amigos da Festuris a personagens com fortes ligações com a feira.

Os anfitiões

Governador Eduardo Leite, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello (Foto Cleiton Thiele Divulgação)

Bastante emocionada, Marta Rossi salientou que o turismo vai muito além de sua força econômica e da satisfação que proporciona às pessoas. Ela afirmou que a indústria de viagens tem a capacidade de abrir caminhos, derrubar muros e construir pontes – ampliando o diálogo, unindo povos e promovendo a paz. “Estamos determinados a nos posicionar no mercado como a melhor plataforma de negócios do setor, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento da atividade turística em nível mundial. Buscamos longevidade sim, e para isso se faz necessário inovar, porém sem perder os valores essenciais que sempre nortearam nossa empresa, entre eles a humildade para aprender e a gratidão por todos aqueles que chancelam nosso trabalho”, destacou Marta.
Eduardo Zorzanello, por sua vez, falou sobre os novos caminhos, já que a Feira completou 30 anos em 2018, agora seria o novo ciclo para a Festuris. “Procuramos nos adaptar às mudanças do mercado para estarmos conectados ao novo perfil do consumidor, mais exigente e mais bem informado nesta era de transformações constantes. O fato de sermos apontados como a feira mais efetiva da América do Sul não nos coloca em uma posição de conforto. Pelo contrário, temos o compromisso de nos reinventarmos e seguir inovando, criando um ambiente favorável para os negócios e intenso networking”, afirmou Zorzanello.

Governador fala à fronteira

Secretário de Turismo do Estado Rui Irigarai e o Governador Eduardo Leite

O governador Eduardo Leite era a presença mais esperada, marcando um novo marco nesse elo com o Rio Grande do Sul. “A Festuris é um evento importante para promover sinergia entre os agentes envolvidos, sejam agências de viagem, companhias aéreas, setores público e privado, e o Rio Grande do Sul tem orgulho de sediar essa feira”, destacou o governador.
Leite ressaltou que um dos maiores estímulos ao turismo é a qualidade da infraestrutura, e que o poder público precisa atuar nesse sentido. Uma das maneiras, disse o governador, é promovendo parcerias e concessões à iniciativa privada. “Estamos fazendo concessões de estradas, de aeroportos regionais, reduzindo imposto para o querosene de aviação para garantir estrutura de acesso aos turistas com qualidade”, acrescentou.
Ao se dirigir ao Jornal A Plateia, em uma exclusiva, Leite falou diretamente aos fronteiriços. “Deixo o meu abraço ao pessoal da Fronteira que vai ter um grande avanço a partir da instalação dos free shops na zona brasileira, importante movimento que ajuda viabilizar o Estado, além dos voos regionais que começam no fim do ano”, afirmou Leite.
Também participaram da cerimônia de abertura os secretários Tânia Moreira (Comunicação), Ruy Irigaray (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Beatriz Araújo (Cultura).

Senador Lasier

Em entrevista exclusiva ao Jornal A Plateia, o senador Lasier Martins também falou sobre a sua relação com Gramado e o Turismo no Rio Grande do Sul. O político está entre as personalidades que receberam o troféu de Amigo do Festuris. “Esse é um evento que nos distingue muito. São milhares de visitantes de todo o Brasil e do exterior. Estamos de parabéns, e o Festuris já deu uma ideia do que será esse evento”.

Com exclusividade, Ministro do Turismo fala sobre investimentos

Secretário de Turismo do Estado Rui Irigarai e o Governador Eduardo Leite

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou que o Estado do Rio Grande do Sul tem uma vocação turística das mais lembradas do Brasil. “A mensagem é de otimismo, uma economia que volta a encontrar o caminho do desenvolvimento e o turismo tem contribuído muito com isso. Tivemos 43% a mais de gastos dos turistas no Brasil, e isso vem sendo consolidado aqui no Festuris”, afirmou Marcelo.
O ministro destacou ainda que está concluindo nos próximos dias o planejamento econômico do Ministério do Turismo. “Além disso temos uma série de projetos de turismo como marítimo e gastronomia, por exemplo, que certamente vai desenvolver essa dimensão econômica que é o turismo”, complementou.
O evento ocorre até este domingo (10), no Serra Park, em Gramado e você acompanha tudo pelo Facebook do Jornal A Plateia.

De Gramado-RS: Rodrigo Evaldt
rodrigo@jornalaplateia.com

“A repetição de erros e estratégias não vai nos levar a caminhos diferentes”, afirma Lorenzoni na Federasul

No Tá na Mesa – reunião almoço da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul – desta quarta-feira (17), a pauta foi Impostos e seus Impactos sobre a Renda dos Gaúchos. Aberto pelo presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, o evento teve na sequência a participação do presidente da Assembleia Legislativa em exercício, Paparico Bacci, e dos deputados Rodrigo