Encontro histórico do Cetran/RS acontece em Livramento

Na tarde desta sexta-feira (8), membros, conselheiros e representantes de entidades que compõem o Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul – CETRAN/RS e Maurício Gonzales Lucas, Diretor Geral de Trânsito e Transporte de Rivera estiveram reunidos em Livramento para discutir assuntos importantes relativos às questões de mobilidade, trânsito e legislação.
O CETRAN/RS é o órgão máximo normativo, consultivo e coordenador do Sistema Estadual de Trânsito – SET, responsável pelo julgamento, em segunda instância, de recurso interposto contra as penalidades aplicadas por órgãos e entidades executivos de trânsito e rodoviários do Estado e dos Municípios. Com sede na Capital do Estado e, para efeitos administrativos, está vinculado à Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul. O órgão é composto pelo Presidente e por 25 Conselheiros e seus respectivos suplentes, indicados pelos titulares de suas representações, todos nomeados pelo Governador do Estado, para o mandato de dois anos, admitida a recondução, na forma do Decreto n. 38.705/98.
A reunião em Livramento foi conduzida pelo médico santanense e conselheiro do CETRAN Ziad Badra, que agradeceu a presença de todos os convidados destacando a importância da interiorização da entidade. “Nós estamos felizes de receber todos os amigos para discutir assuntos importantes como a interiorização e o trânsito nas nossas fronteiras. Esses temas são fundamentais e por isso agradecemos também a participação de Rivera nesse sentido”, disse.
O presidente do CETRAN/RS, Sérgio Teixeira, destacou a importância dessa união com os país vizinho para a discussão dos assuntos relativos ao trânsito. “Entre os assuntos que nós tratamos aqui estão as novas leis de trânsito que são discutidas pelo Congresso Brasileiro, além de fazer um intercâmbio e um diálogo com as autoridades do Uruguai. Por isso, nós viemos com o nosso diretor técnico e mais 10 conselheiros. Sem dúvida um encontro muito proveitoso” destacou.
Maurício Gonzales Lucas, Diretor Geral de Trânsito e Transporte de Rivera foi convidado para apresentar aos convidados os dados e informações relativas ao trânsito do lado uruguaio. Para ele, uma oportunidade para troca de conhecimento. “Apesar de sermos dois países distintos, não há diferença em relação ao trânsito. Até porque os limites são somente físicos. É claro que durante uma ocorrência de acidente as leis são diferentes e aí nos damos conta que somos dois países distintos. Nós somos uma fronteira muito unida e diferente, e nós como autoridades temos esse dever de discutir essas questões para a melhoria da mobilidade”.
O Secretário de Trânsito de Livramento, Alencastro Feipe Martins, viu com bons olhos o encontro e comemorou a implantação do estacionamento rotativo, que aos poucos vai saindo do papel. “Entendo ser de uma importância grandiosa esse encontro aqui, pois foi a primeira reunião do CETRAN no interior do estado. Porque aqui a gente pode ouvir as ideias e experiências dos conselheiros e recebendo essas informações. Em relação ao estacionamento rotativo estamos implantando a primeira fase em modo de teste, mas daqui, no máximo, 4 meses estaremos começando definitivamente com as cobranças das taxas” disse.

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário