sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

O que você não pode esquecer no 1º dia de prova do Enem

Nada substitui toda a preparação ao longo do ano, mas algumas dicas de Língua Portuguesa e Produção de Texto, de última hora, podem ser de grande ajuda para os milhões de estudantes que farão a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, neste domingo (3).

Atenção à interpretação de texto e às particularidades da linguagem

O candidato deve estar preparado para identificar e saber extrair sentido de diferentes gêneros textuais, estejam eles em linguagem verbal (como notícias, trechos de obras literárias em prosa, poemas e propagandas) ou não verbal (como charges e quadrinhos). Além disso, deve conhecer as funções da linguagem, a variação linguística e escolas literárias.

Administre bem o tempo

O tempo, vale lembrar, é um dos grandes vilões do Enem. No dia 3, os alunos terão um máximo de cinco horas e 30 minutos para resolver 90 questões e escrever a redação. Em relação a isso, Paganim aponta que uma das dificuldades mais comuns entre os participantes do Enem é com poemas. “Não tem uma regra para ler poema, ou poesia não seria poesia. Mas essa leitura precisa de mais tempo”, diz.

Revise a redação e os critérios exigidos

A correção da redação é feita com base em cinco competências diferentes. Com peso igual, cada uma aborda um aspecto diferente que deve estar contido no texto dissertativo-argumentativo, em que é imprescindível que o participante tome uma posição.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e