sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Chuva acima da média causa prejuízo a produtores

Os altos volumes de chuva que castigaram a região na última semana causaram vários transtornos e trouxeram muitos prejuízos para os moradores das cidades da Fronteira Oeste e Campanha. Enquanto nas cidades, os danos foram materiais, no campo, os prejuízos foram financeiros. Em Livramento, os mais de 200mm que caíram, em aproximadamente 5 dias, foram responsáveis por trazer uma grande dor de cabeça para o hortigranjeiro Rivadave Arbelo Braz, que há mais de 40 anos trabalha produzindo alimentos no município. Segundo ele, em todos esses anos plantando verduras e legumes, essa foi a primeira vez que ele teve um prejuízo tão grande. Cerca de 60% da sua área plantada foi perdida. Por um lado, por causa da enchente no córrego que passa atrás de sua propriedade localizada na área urbana do Prado. E, por outro, o granizo acabou matando e desfolhando muitas plantas que estavam no ponto de serem colhidas.
Abastecendo o mercado local com dez variedades de verduras plantadas em uma área de quatro hectares, o produtor diz que espera recuperar o prejuízo nos próximos meses, isso se o tempo ajudar é claro. “Essa chuva em excesso, e com a pedra junto, danificou bastante a nossa mercadoria. Inclusive a gente estima uma perda de 60% na hora da colheita. A planta fica muito sensível e acaba morrendo, então é isso aí que acontece quando nós temos essa condição climática. Mas, fazer o que? Isso faz parte da nossa rotina” disse.

Matias Moura
contatomatiasmoura@hotmail.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos