Prefeito assina decreto de situação de emergência em Livramento

O prefeito Ico Charopen assinou, na manhã desta quinta-feira (31), o decreto de situação de emergência em Sant’Ana do Livramento. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do Município. A decretação se deu depois dos quatro dias consecutivos com altos volumes de chuva no Município.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Flavio Pinto Duarte, houve 62 chamados após o início dos temporais. “Esses chamados foram aqui na cidade para levar lonas nas casas que tiveram destelhamento. Agora estamos fazendo um levantamento do interior, pois em Pampeiro uma escola está destelhada e no Cerro da Cruz aconteceu o mesmo com uma casa”, disse destacando que está complicado o acesso nas regiões do interior.

Nessa quarta-feira (30) o coordenador regional da Defesa Civil, Major Rinaldo Castro visitou alguns pontos atingidos pelo temporal dos últimos dias e também presenciou a dificuldade dos santanenses após o temporal.

Sant’Ana do Livramento já registrou 185mm de chuva no acumulado desde domingo, segundo os dados da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram 44.6mm (dia 27), 3.6mm (dia 28), 54.2mm (dia 29) e 80.8mm (nesta quarta-feira, 30, até às 9h).

Na madrugada dessa quarta houve registro de chuva de granizo na região conhecida como Coxilha Negra. Os ventos foram mais um agravante do temporal que assolou o Município. Também na quarta, a velocidade dos ventos chegou a 91.8km/h. como resultado desses números foram vários postes caídos nas estradas rurais. Moradores da localidade do Sarandi, por exemplo, relataram que dezenas de postes caíram. No local, segundo os moradores existem “fios por todo lado: no meio da estrada e por cima das cercas”.

Grupo Aplateia