qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Presidente da Assembleia defende incentivos fiscais para a região da Campanha Gaúcha

Evento de apresentação do Conselho Estadual Cresce RS é um trabalho do Parlamento Gaúcho em parceria com o Governo do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara (PTB), palestrou para ruralistas na sede do Sindicato Rural de Dom Pedrito, na noite de quinta-feira (24). O tema foi o Cresce RS, definido como “um conselho de Estado formado por entidades empresariais, reitores e chefes de poder”. Ele foi criado para acompanhar a execução de projetos definidos como prioritários para incentivar o crescimento econômico do Rio Grande do Sul.
A cada 45 dias, o conselho se reúne para avaliar o andamento da carteira de projetos que estão divididos em três eixos: Eixo 1 – Infraestrutura e Logística; Eixo 2 – Desburocratização; Eixo 3 – Fomento dos bancos públicos.
O presidente da AL destacou que os prazos não podem ser desperdiçados para que o Rio Grande do Sul cresça. “O que poderia demorar cinco ou seis anos para avançar, podemos fazer determinado investimento se concretizar em menos de dois. Não temos mais tempo para afastar, atrasar ou impedir investimentos aqui. Nosso estado pegou a fama de ser refratário à iniciativa privada”.
Ele defendeu a aprovação do novo código ambiental, cujo projeto encaminhado pelo governo tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa. Também se mostrou a favor da reforma da previdência estadual, de forma que as carreiras com os mais altos salários tenham que ajudar a combater o déficit, assim como todos os poderes do Rio Grande do Sul. “Na minha gestão na Assembleia, acabamos com a aposentadoria dos deputados, reduzimos diárias, congelamos salários. É hora de todos fazerem a sua parte, e não apenas o poder executivo”, discursou.
Segundo Lara, o grande objetivo é reduzir o ICMS, que está com as alíquotas majoradas até dezembro de 2020. Ele adiantou que se o governo propuser novamente o aumento para energia, telefonia e combustíveis, vai votar contra. “Não contem comigo para isso. Chega de apertar o bolso da população e dos empresários. Não adianta reformar o estado e enxugar a máquina se não tiver a iniciativa privada forte, gerando empregos e riqueza”. As ideias defendidas por Lara agradaram o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Pires Weber, que pediu a aprovação do código ambiental e medidas para garantir a livre iniciativa

Metade Sul

Luís Augusto Lara lembrou que o governador é de Pelotas e ele de Bagé. “Nunca nossa região teve tantas condições políticas de obter incentivos para que possamos crescer. Já temos os free shops. Já pensaram numa isenção de ICMS para produzir azeite de oliva? Iríamos inundar a região de olivais”, destacou.

Solidariedade

O prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto Gonçalves, aproveitou o ensejo para agradecer ao deputado. “Estou aqui para discutir o desenvolvimento através do Cresce RS, e para dizer que a municipalidade não esquece das coisas boas que o senhor fez e fará por Dom Pedrito. Estamos aqui para falar sobre o futuro do Rio Grande, mas também para dizer que estamos a teu lado”, discursou. Lara agradeceu as palavras e afirmou que confia nas Instituições e na Justiça.

Rural de Dom Pedrito

A palestra de Lara aconteceu durante a 86º Exposição Agropecuária de Dom Pedrito. Para o Presidente do Sindicato Rural, José Roberto Pires Weber, o Presidente da Assembleia trouxe um discurso bastante compatível com o que pensam os pecuaristas. “Nós, realmente entendemos que a burocracia está asfixiando o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e é importante que o presidente levante essa bandeira e tente liderar essa mudança, por isso, o Sindicato Rural é totalmente favorável a essas reformas que estão sendo propostas”, destacou lembrando que a expectativa desse ano é que a Exposição possa manter a posição que Dom Pedrito tem há anos, de ser o maior faturamento em Expofeira do Interior do RS.