sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Melhor genética do país – Expofeira de Livramento também terá o foco em palestras e cursos

Além de colocar em pista umas das melhores genéticas do país, o evento que começa no dia 11 deste mês terá uma extensa programação com eventos voltados para a capacitação técnica

Entre os dias 11 e 20 deste mês, Sant’Ana do Livramento recebe a 81ª edição da sua tradicional Expofeira, que conta com a realização da Associação e Sindicato Rural. O evento segue a proposta de oferecer qualidade com a programação gratuita, voltada também para palestras técnicas, que servem como troca de experiências e atualização para os produtores e trabalhadores rurais. Uma intensa agenda de atividades com caráter profissionalizante irá movimentar o Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho.
No dia 15 (terça-feira), a partir das 9h, a Comissão Jovem do Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento realiza o “Painel de Produção” com seis palestras sobre sanidade, produção e melhoramento genético: “Sanidade – Tecnologias para aumentar os ganhos”, com Marcos Ferreira (MSD Saúde Animal); “Herramientas para mejorar la producción animal en campo natural”, com Javier Fernandez (Pan Agropecuário); “Melhoramento Genético e Produção de carne: aplicação no campo”; Bernardo Pötter (vice-Diretor da Agropecuária Caty e Presidente do Conselho Técnico da Conexão Delta G); “Como potencializar o sistema de produção e conservar o campo nativo – propriedades Alianza del Pastizal”, com Marcela Santana e o “Momento Farsul Jovem – Protagonismo do Jovem no Agro”, com Luiz Fernando Cavalheiro Pires e Rafael Macedo.
No dia 16 (quarta-feira), às 13h30m, ocorre a palestra “Programa Capim-Annoni: Tolerância Zero” que tem a realização do SENAR-RS e da Embrapa Pecuária Sul. A atividade conta com o minicurso de “Método Integrado de Recuperação de Pastagens – Mirapasto” e com a palestra “Resultados Econômicos e produtivos do emprego do Mirapasto”. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site www.annonilivramento.eventize.com.br. E no dia 17 (quinta-feira), às 14h, a Equipe Javali no Pampa traz a “Oficina temática: Mitigação de danos do javali e porcos asselvajados”.
A programação completa já está disponível na página do Sindicato Rural no Facebook: www.facebook.com/RuraldeLivramento.

Jantar de abertura da 81ª expofeira

O tradicional evento de abertura da Expofeira, que ocorre no dia 11 de outubro (sexta-feira), será alusivo aos 100 anos da Associação Rural. As entradas do jantar comemorativo já estão à venda na Secretaria da Rural, no valor R$ 30,00 (incluso jantar, refrigerante, água e música ao vivo). Mais informações pelo telefone 3242.1204.

Programa saúde preventiva do homem e da mulher rural

Atividade gratuita com exames gratuitos, almoço e ações para toda a família durante o feriado do dia 12 (sábado). Juntamente com o Senar-RS, a Associação Rural irá oferecer atividades para a família dos trabalhadores rurais. A programação inicia às 9h com uma palestra de conscientização sobre saúde e, logo após, serão realizados exames médicos gratuitos (papanicolau, PSA, pressão arterial, glicose, entre outros), com o apoio do Curso de Enfermagem do Senac. O Sesc também estará presente com os profissionais: Médico Clínico Geral, Nutricionista e Psicólogo. Além de serviços gratuitos de beleza: para os homens, a equipe da Barbearia Uau estará realizando cortes de cabelo e barba. Para as mulheres, cortes de cabelo e manicure, em parceria com o Curso de Cabeleireiro da Exattus Livramento.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos