Entidades se unem em prol da segurança do trânsito

Várias entidades de Livramento e Rivera juntaram suas forças para reduzir acidentes

Iniciou na última quarta-feira (18), a Semana Binacional de Trânsito. Com o slogan “No Trânsito, o sentido é a vida”, várias atividades foram e serão realizadas até o dia 25 de setembro, Dia Nacional do Trânsito. Com blitz educativas, palestras, pistas de trânsito para crianças e caminhada pela paz são algumas atividades que são realizadas nesta semana.

O principal objetivo desta data é o desenvolvimento da conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito. O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.

O agente de trânsito Luciano Mansilha comentou sobre uma das atividades e sobre a importância de ser realizada a conscientização de todos os condutores: “Escolhemos pontos populares da cidade para educar o trânsito de nossa fronteira, esperamos com atividades deste tipo garantir um trânsito mais seguro e pacífico para nossa fronteira. Nossas blitz são educativas, vimos alguns motoristas com certo receio, é como eu digo, quem não deve não teme. Durante esta semana, as blitz são educativas e a gente sabe que quando, por exemplo, acontece a operação ‘Balada Segura”, em todos os grupos de WhatsApp a informação já é espalhada e uma atividade tão bonita quanto essa é tão pouco lembrada?”, conta o agente.

Confira a programação:

Dia 23 – Atividade de pista de trânsito na Escola Moyses Vianna – Das 10h às 16h

Dia 24 – Palestra e Blitz educativa na Escola Pacheco Prates – 08h Palestra e 10h Blitz

Dia 25 – Caminhada Pela Paz, Saída do largo Hugolino Andrade até a praça General Osório – Início as 09h

Grupo Aplateia