Do campo para a cidade

Concurso de esquiladores foi a grande atração do CTG Sinuelo do Caverá nesta Semana Farroupilha

Uma semana é pouco. Já diriam os mais apaixonados pela cultura gaúcha se referindo a nossa tradicional Semana Farroupilha que passou. Momento em que a chama da tradição é acesa dentro de cada coração que demonstra o orgulho de ser gaúcho. Pois é justamente este orgulho pelas coisas do nosso pago que o CTG Sinuelo do Caverá buscou apresentar durante a sua programação de atividades. Bailes, churrascos, chimarrão e muita alegria, mas o grande diferencial mesmo foi o concurso de esquiladores que movimentou as dependências do galpão tradicionalista.

De um lado, um gaúcho de tesoura nas mãos com uma ovelha maneada entre as pernas; de outro, o olhar de muitas crianças que por vez primeira viram como é o processo da “tosquia” ou esquila como chamam os gaúchos.

Segundo o patrão da entidade, Fabiano Gonçalves, a ideia foi justamente esta, mostrar para jovens e adultos da cidade a tradição do esquilador, uma profissão que, aos poucos, vai sendo esquecida por conta dos tempos modernos onde a máquina elétrica acabou substituído o “tec “tec da tesoura.

Grupo Aplateia