Bastidores – 21 de Setembro de 2019

Sinais da inclusão

Um projeto desenvolvido pela Escola Vitéllio Gazapina ganhou grande destaque na programação da Semana Farroupilha deste ano em Livramento. Alunos do 3º Ano do ensino fundamental aprenderam a entoar a letra do Hino Riograndense em Libras, e vêm apresentando esse trabalho em vários locais – um deles, o Plenário da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 16, por sugestão do vereador Carlos Nilo Pintos.
A iniciativa das professoras Inês Cristina Monteblanco Fialho, autora do projeto “Canto em Libras”, e Sônia Oliveira, regente da turma, se soma a uma grande campanha de sensibilização que toma conta do País. No Brasil, 5% da população possui deficiência auditiva, segundo o IBGE. Na última terça-feira, 17, a Assembleia Legislativa gaúcha promoveu audiência pública para discutir essa pauta e ações visando a inclusão de alunos surdos nas Escolas Bilíngues do Rio Grande do Sul. Graças à iniciativa da Escola Vitéllio Gazapina, Livramento mais uma vez está na vanguarda.

Cenário local na pauta do PSOL

OPSOL de Livramento reuniu lideranças e militantes no fim de semana passado para um amplo debate sobre os rumos da luta dos trabalhadores e do povo santanense a partir das mudanças que vêm ocorrendo no País. A reunião foi coordenada pelo professor Me. Marco Aurélio Torres Rodrigues, da Uergs, e da trabalhadora da saúde Jandira Vieira. Na oportunidade estiveram presentes novos filiados que se somaram às fileiras do partido e os dirigentes estaduais Etevaldo Teixeira e Rogério Benites. Dentre os temas discutidos, a situação na saúde e na educação em Livramento e a possibilidade de haver candidatos do PSOL ao Executivo e Legislativo nas próximas eleições municipais.

Trem do pampa

A Secretária de Turismo Silvana Harden confirmou esta semana que, depois de 10 anos de idas e vindas, finalmente foi concluído o processo para a criação da linha ferroviária turística em Livramento, com passeios de Maria Fumaça ligando a Estação Ferroviária local à antiga estação de Palomas, que será revitalizada. O investimento, na ordem de R$ 6 milhões, será da Giordani Turismo, que já opera a linha turística em Garibaldi-Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. Silvana Harden explicou que a empresa precisava uma garantia para o alto investimento, uma vez que o trecho ferroviário local faz parte da concessão à Rumo Logística. A expectativa é de que o trem turístico de Livramento entre em operação no ano que vem.

Novo endereço

Nos próximos dias, a Secretaria de Turismo do município deverá se mudar de mala e cuia para um espaço junto à Casa da Economia Popular, na Rivadávia Corrêa quase esquina João Pessoa. Atualmente, em razão da necessidade de reformas nas salas localizadas na Casa de Cultura Ivo Caggiani, a Secretaria está funcionando no Gabinete da Primeira Dama, no Palácio Moyses Vianna.

Mudanças na CRE

Apesar da atuação elogiadíssima na coordenação adjunta da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, o advogado André Curbetti da Rosa acabou sendo dispensado da função esta semana. Também saíram o ex-coordenador Alexandre Mariano e o ativista social e cultural Ademir Oliveira. Grupo de diretores de várias escolas chegou a formalizar um pedido à nova Coordenadora, Ana Alice Campagnaro, para que ele fosse mantido no cargo, mas a mobilização não foi suficiente para sensibilizar o Governo do Estado.

Licitação postergada

A Prefeitura Municipal transferiu desta quinta-feira, 19, para o próximo dia 14 de outubro, às 9 horas, a data de recebimento das propostas referentes à construção das novas paradas de ônibus com recursos do Fundo Municipal de Habitação.

Atrações nativas

O olhar atento – e sempre interessado em Sant’Ana do Livramento – do Professor Doutor Avelar Fortunato, que voltou a residir em Santa Catarina após sua aposentadoria dos quadros da Unipampa, mais uma vez chama a atenção para as grandes potencialidades turísticas locais:

https://galapagostour.com.br/pacotes/80208/final-de-semana-na-fronteira-livramento-rs
Acesso em 16 set 2019.

“Sant’Ana do Livramento, de fato um destino turístico”

“Um anúncio de um pacote turístico feito pela empresa Galápagos Tour, de Caxias do Sul RS, me chamou a atenção: convida seus clientes para uma viagem a Fronteira Livramento e não tem como principal atrativo os free shops de Rivera; ao contrário é o potencial de nossas belezas naturais; atrativos culturais; riquezas históricas, patrimoniais, que a operadora vende.
Parabéns a todos que trabalham para que o turismo interno de Santana de Livramento seja descoberto, potencializado e usufruído por seus moradores e visitantes e então se torne um destino turístico autônomo, sem os free shops”.

Prof. Avelar Fortunato, Dr. Idealizador do Roteiro Ferradura dos Vinhedos

Contas aprovadas

O Tribunal de Contas do Estado concluiu nesta semana o processo de análise das contas da Administração da Câmara de Vereadores referentes ao Exercício de 2017, gestão do vereador petista Itacir Soares. O legislador teve as contas totalmente aprovadas – apesar de algumas ressalvas – e só terá que restituir o Erário em R$ 1 mil por incongruência no pagamento de horas extras a servidores da Casa.

Qualificação técnica

A Câmara de Vereadores não terá sessão ordinária na próxima segunda-feira, 23, em razão da realização, no Plenário João Goulart, de um curso de qualificação na área contábil, promovido em parceria entre o Tribunal de Contas de Estado e CRC. O evento está marcado para às 8 horas e deve se estender durante toda a segunda-feira.

Desinteresse

O vereador Leandro Ferreira, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Criação da Escola Técnica em Livramento, está preocupado com a aparente falta de interesse da comunidade em relação a esse importante investimento, que já conta com o aval da Secretaria de Educação, da Secretaria de Agricultura e do próprio Governador. A ação precisa de manifestações de entidades representativas a favor do projeto, mas está difícil.

Bolsonarianos independentes

É cada vez mais provável a bifurcação no caminho do partido pelo qual se elegeu o presidente Jair Bolsonaro. Esta semana, ele próprio teria confidenciado a assessores a intenção de deixar a sigla até o fim do ano. O novo ninho, segundo a grande mídia, seria o Patriota – antigo PEN -, que já adotou a sigla “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. Para a nova sigla (seja ela qual for) o Presidente deve ser acompanhado principalmente por aqueles que se consideram “bolsonarianos”, mais do que partidários. Em Livramento, um grupo que já confirmou essa pretensão tem como um dos coordenadores o ex-presidente da comissão provisória do PSL, o professor Airton Costa Leites (foto). Ele tem mantido estreito contato com lideranças estaduais e até nacionais do movimento e acredita que o grupo terá um papel de destaque nas próximas eleições municipais.

Grupo Aplateia