sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Núcleo Brangus Sul terá extensa programação na 42ª Expointer

Segundo o médico veterinário Gil Fernandes, presidente do Núcleo, o evento servirá para divulgar as potencialidades da raça, além de enaltecer suas qualidades enquanto produtora de carne

Mais uma Expointer se aproxima e com ela todos os olhos do agronegócio da América Latina se voltam para a cidade de Esteio, no Rio grande do Sul, que entre os dias 24 de agosto a 1º de setembro será o palco de grandes negócios. São mais de 400 atrações, 3 mil animais de diversas raças que entram em pista para demostrar a qualidade e o diferencial de cada uma delas. Todas com um objetivo comum: se destacar e conquistar as tão almejadas escarapelas de campeões.
Neste ano, os organizadores da Expointer almejam superar os R$ 2,3 bilhões em negócios da edição passada e o público de 370 mil pessoas. Dentre as atrações dos núcleos de raça, está a programação do Núcleo Brangus Sul, que é presidido pelo médico veterinário Gil Tozzati Fernandes, que também é criador e técnico da raça. Segundo Gil, a programação deste ano conta com inúmeras atividades entre elas: Workshop, Brangus, A Raça Técnica; julgamento das raça.; e Vitrine da Carne Brangus. “Nós estamos organizando todos esses eventos, principalmente o workshop, onde nós queremos trazer o Brangus como referência de raça técnica com dados objetivos de seleção que é constante hoje dentro do método seletivo. Um evento como a Expointer vai muito mais além de só olhar os animais em pista, e sim, dos encontros que a feira proporciona com troca de ideias, tecnologia e conhecimento e compartilhamento de informações. Essa feira é o palco do agronegócio, tudo aquilo que é discutido em todos os setores do agro converge para a Expointer e a pecuária não é diferente onde todos os envolvidos dentro e fora do Brasil veem na feira uma referência, seja para vender, mostrar, ou comprar produtos e expor genética de ponta” comenta.
Dentro desta proposta de colocar em pista animais de destaque da Raça Brangus irá acontecer, pelo segundo ano consecutivo, a “Noite dos Campeões” onde estarão em pista os principais campeões da própria Expointer e também os animais premiados na Exposição Nacional da Raça. “Este evento tem bastante destaque dentro da nossa programação. Será um remate virtual, mas, também presencial com esses animais campões que evidenciam todas as qualidades da Raça Brangus, pois passaram por uma rigorosa seleção genética e foram escolhidos como os melhores exemplares. Então, Expointer é um excelente local para quem está em busca de genética de ponta, em busca de tecnologias e tudo que envolve o mundo do agronegócio”.

Animais começam a chegar na próxima segunda-feira

A recepção e a inspeção dos animais participantes da 42ª Expointer terá início na próxima segunda-feira (19), às 6h, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Este ano, a abertura dos trabalhos será celebrada com uma rodada de Café de Cambona, ou Café de Tropeiro, oferecido pela prefeitura de São Nicolau.
Após a abertura dos portões, os animais de argola (de exposição) poderão entrar no parque até às 23h59min da sexta-feira (23), véspera de início da feira. Os animais de provas e os rústicos poderão ingressar durante todo o período da Expointer, desde que tenham sido previamente inscritos.
Todos os animais que participam da Expointer são inspecionados pelo serviço veterinário oficial. Ao todo, mais de 100 profissionais, entre veterinários e quadro técnico, estarão envolvidos na atividade. Para a inspeção, além da Guia de Trânsito Animal (GTA), os proprietários devem apresentar uma série de documentos sanitários referentes a cada espécie. Os animais só podem entrar parque após a verificação dos itens exigidos e da inspeção clínica.
A 42ª edição da Expointer contará com 3.975 animais de argola. Além dos julgamentos e leilões de animais, a Expointer terá em sua programação o desfile dos campeões, palestras técnicas, feira da agricultura familiar e espetáculos artísticos, entre outras atrações. A Expointer ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Matias Moura
contatomatiasmoura@hotmail.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos