Operação Avante Rural garante segurança no campo

Durante dez dias, a Brigada Militar realizou barreiras, abordagens e visita a propriedades rurais da região

Uma demanda antiga dos moradores da zona rural do município: a segurança no campo. Foi justamente esse o alvo da Operação Avante Rural desencadeada na região da Campanha e Fronteira Oeste. Durante dez dias, o efetivo móvel de Brigadianos realizou ações de prevenção e combate aos crimes rurais, entre eles o abigeato, que é a principal preocupação dos produtores, além de demostrar que a Brigada Militar está presente também no interior.  O comandante do CRPO Fronteira Oeste,Coronel Pedro Ricardo Maron Burgel, divulgou na manhã de sexta-feira (26) os resultados da operação e classificou como positivas as ações que foram realizadas.

As ações transcorreram nas cidades da região, incluindo Livramento, Alegrete, Manoel Viana, Rosário do Sul, São Gabriel, Dom Pedrito,Bagé e Caçapava do Sul. Dados do Sistema Avante que monitora a criminalidade do Estado apontaram seis “áreas de calor” para ocorrência o abigeato nestes municípios.

Segundo o coronel Burgel, os números registrados durante a operação demostram uma diminuição de 65% das ocorrências no período se comparado a 2018, e o grande diferencial deste ano foi o implemento das visitas às propriedades, além de estabelecimentos comerciais como açougues e pequena mercearias.“Na quinta-feira(25), nós encerramos a operação Avante Rural que teve seu início no dia 16 de julho. E, neste período, nós estivemos com a nossa equipe de nove policiais e três viaturas realizando ações em toda a nossa região. Foram realizadas visitas às propriedades e estabelecimentos, abordagens a veículos de transporte animal em estradas vicinais.Nós obtivemos um resultado extremamente positivo, com um excelente retorno da comunidade que nos recebeu muito bem. Analisando os índices de ocorrência de abigeato neste período, nós pudemos notar uma diminuição significativa no crime de abigeato comparando os primeiros 15 dias do mês e, também,no mesmo período do ano passado, essa diminuição foi na casa de 65%, o que é um resultado excelente”, destacou.

Durante a operação foram abordadas 182 pessoas e 78 veículos fiscalizados em 21 barreiras realizadas, além das visitas às propriedades rurais. Nesses dias de Operação foram recuperados ainda nove bovinos que haviam sido furtados.

A Brigada Militar agradeceu o apoio das Vigilâncias Sanitárias, Inspetorias Veterinárias dos municípios por onde o efetivo da Avante Rural passou, pois somente com o trabalho em conjunto foi possível alcançar os objetivos. E um agradecimento especial à comunidade rural que muito bem recepcionou a Brigada Militar em todo o interior dos municípios.

Grupo Aplateia