Bastidores – Por Edis Elgarte – 20/07/2019

Conversas…

Certamente, ainda é cedo para considerar efetivas quaisquer eventuais aproximações interpartidárias com vistas às eleições do ano que vem, mas não há como negar as “intenções” por trás dos atos políticos. As reuniões das Executivas Municipais do PSB com o PV, primeiro, e PT e PSB depois, na terça-feira, indicam no mínimo disposição de abrir mão de cabeça-de-chapa na disputa pelo Executivo, condição inafastável para a composição eleitoral. No caso do PV, o porta-voz do partido em Livramento, Marco Retegue, até mesmo comemora o fato de ser o primeiro partido a abrir seu apoio incondicional à eventual candidatura de Mari Machado. Já com o PT a conversa certamente será mais demorada, já que quaisquer dos nomes cotados pelas duas agremiações – Mari pelo PSB e o vereador Aquiles Pires, pelo PT – possuem estofo suficiente para o enfrentamento eleitoral. Resta saber qual dos dois partidos abrirá mão do protagonismo eleitoral, caso cheguem a um acerto.

Pelo grupo

Overeador Dagberto Reis decidiu retirar seu nome da disputa para escolha do candidato do PT para a Prefeitura. Conversou com sua equipe de trabalho e base de apoio e decidiu disputar a reeleição para o Legislativo. A disputa interna no PT será mesmo entre o ex-prefeito Glauber Lima e o vereador Aquiles Pires.

Um voo com escalas

Apesar de todas as razões que tem – de sobra – a comunidade fronteiriça para comemorar o anúncio da volta dos voos entre a fronteira e a Capital dos gaúchos, restam ainda vários outros não menos importantes passos a serem percorridos até que se consiga embarcar em um voo, principalmente, acessível aos bolsos da comunidade. O vereador Carlos Nilo Pintos, que vem participando há tempos das articulações que agora resultam na retomada anunciada pelo Governo do Estado e pelas empresas aéreas, lembrou muito bem, nesta semana, que falta, por exemplo, os voos receberem o caráter de “domésticos”, para que não seja necessário pagar taxa de embarque internacional. Ao traçar uma linha de tempo para relembrar essa luta, nesta semana, Nilo dastacou esse tema, que está há anos na pauta, e conclamou autoridades e lideranças locais a já iniciar mais uma etapa de mobilização. Ele próprio já agendou reunião com autoridades uruguaias a respeito. A viagem do avião ainda terá escalas a serem supertadas – e superadas.

Avanço profissional

Os servidores efetivos da Câmara de Vereadores viveram na semana que marcou o início do recesso parlamentar de julho um clima de despedida. Na próxima sexta-feira, 26, a assistente legislativa Lilian Lopes da Silva estará assumindo o cargo de Técnico Judiciário do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que tem sede em São Paulo capital. Empossada na Câmara de Vereadores através de concurso realizado em 2013, na gestão de Dagberto Reis, Lilian cativou as amizades dos colegas, chefias e vereadores.
Boa sorte no novo desafio, Lilian.

Valorização brigadiana

Deu entrada nesta semana, na Câmara de Vereadores, o projeto de lei proposto pelo ex-presidente da Associação dos Cabos e Soldados e ex-vereador Jansen Nogueira e assinado pelo vereador Leandro Ferreira que dá oficialmente o nome de Residencial Rogério Correa Alves à chamada Vila Brigadiana. O projeto também dá os nomes dos saudosos Sgt. Euzébio Alves e Sgt. Jacson Pereira Fernandes às duas praças do núcleo residencial e denomina as ruas da vila com os seguintes nomes: Ten. Valério Roberto Pereira, Sgt Valver Vaz, gt. Julio Adolfo dos Santos, Sgt. Paulo Hernandes Costa Melo, Cel, Edson Ferreira Alves, Ten. Carlos Llillielli Azevedo da Silva, Sgt. Amarildo Leal Sampaio, Sgt. Rita Correa Vieira, Sgt. Leopoldo Rodrigues Filho e Sgt Flavio Rodrigues.

Reconhecimento

“Prezado Edis.Aproveito a tua coluna para destacar a atuação do meu amigo Deputado da Fronteira Frederico Antunes, na concretização dos voos(GOL) de Porto Alegre para nossa terra, uma luta e trabalho dele que venho acompanhando a muito tempo. Destaco que sei que muitos ajudaram nessa importante conquista de Livramento, mas o Frederico nunca desistiu e cumpriu o seu compromisso com a nossa cidade. Com certeza esses voos regulares vão trazer mais oportunidades para a nossa Fronteira no turismo e no incremento da nossa economia em todos os ramos. Na nossa área de atuação que é o setor energias renováveis já estamos sentindo nos técnicos, empresas e investidores o contentamento com essa vitoria. Abraços”, Carlinhos Fernandes

Novo espaço para a arte

Vêm evoluindo de maneira bastante positiva as tratativas que estão sendo encaminhadas visando à futura ocupação do prédio da antiga Exatoria Estadual, na rua dos Andradas, pelo riquíssimo acervo do Museu de Artes da Aspes-Maaspes. Com cerca de 150 obras de conhecidos artistas do Modernismo, entre eles Candido Portinari, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, a pinacoteca, doada pela escritora Maluh de Ouro Preto, neta de santanenses, até há pouco ocupava um espaço no campus local da Urcamp. A proposta de instalação nesse histórico prédio central, mais acessível ao grande público, é uma luta encampada pelo vereador Germano Camacho e pela secretária de Educação, Maria Regina Prado Alves, que já estiveram inclusive em Porto Alegre com esse propósito (foto), com o apoio de uma outra santanense, a assessora da Presidência da Assembleia Legislativa Melina Lemos. A secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, também já veio a Livramento e já deu sinal positivo para o projeto.

Grupo Aplateia