Festival Binacional de Enogastronomia realiza Curso de Embutidos Subprodutos da Ovelha

Aconteceu neste final de semana em Santana do Livramento mais um evento preparatório para o Fronteira- Festival Binacional de Enogastronomia. O festival que será realizado de 21 a 24 de Agosto, vem realizando diversos eventos preparatórios como oficinas, cursos e palestras. No sábado, dia 13 de Julho foi a vez do projeto Fazenda Palomas Carnes abrir suas portas para receber uma oficina de cortes especializados em carne ovina.

No curso teórico-prático que teve 4 horas de duração, foram abordados temas como a avaliação de carcaças, oportunidades de agregação de valor em cortes de carne e desenvolvimento de produtos.

A equipe responsável pela oficina foi coordenada por Elen Nalério, médica veterinária e pesquisadora em Ciência e Tecnologia de Carnes da Embrapa Pecuária Sul tento a participação de Citieli Giongo, farmacêutica e analista dos Laboratórios de Ciência e Tecnologia de Carnes da Embrapa Pecuária Sul.

A Dra Elén que coordenou os trabalhos, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2004), mestrado (2007) e doutorado (2009) em Ciência e Tecnologia Agroindustrial com área de concentração em Microbiologia de Alimentos. Desenvolveu pesquisas com o patogeno bacteriano Listeria monocytogenes na London School of Hygiene and Tropical Medicine, Universidade de Londres (Inglaterra), como parte de seu doutorado sanduiche. Atualmente é Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, no Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sulbrasileiros em Bagé, RS (Embrapa Pecuária Sul). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Microbiologia de Alimentos e em Ciência da Carne, atuando principalmente nos seguintes temas: patógenos bacterianos transmitidos por alimentos, análises físico-químicas e sensoriais da carne.

Texto : Matias Moura Fotos : Paulo Leal

Grupo Aplateia