qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores 06 de Julho 2019 – por Edis Elgarte

Repercussão direta do voto

O Legislativo Municipal tornou a dar evidência, no cenário político local, à figura do ex-prefeito e atual funcionário da Assembleia Legislativa gaúcha Glauber Lima, tido como virtual candidato do PT à sucessão de Solimar “Ico” Charopen. Sempre condicionada com a dúvida em relação à postura dos vereadores nas análises das contas de sua gestão no período 2013-2016, a eventual candidatura de Glauber continua sendo uma incógnita, ainda que seja considerada uma das principais forças do pleito municipal.
Ao votar favoravelmente pela aprovação das contas referentes ao Exercício de 2015, seguindo a recomendação do Tribunal de Contas do Estado, os vereadores reforçaram a expectativa em relação à possibilidade de que Glauber possa concorrer novamente. Além dele, o PT analisa ainda os nomes dos vereadores Aquiles Pires e Dagberto Reis, mas qualquer desses nomes é considerado como novidade diante da conhecida força interna da tendência “Democracia Socialista”, a DS, da qual Glauber é a principal liderança.
De qualquer forma, a aprovação das contas pelo terceiro ano seguido praticamente extingue eventual impossibilidade à candidatura do ex-prefeito. Ainda resta a apreciação das contas de 2016, o último ano de sua gestão, mas mesmo que o prisma exclusivamente político leve à desaprovação pelo Legislativo, ele provavelmente disporá de recursos judiciais para buscar a confirmação da candidatura. A decisão de concorrer ou não, diante disso, ficará exclusivamente em suas mãos.
Além do PT, tem pré-candidatos naturais o PDT do prefeito Ico Charopen, o PTB de Claudio Coronel e o PSB da atual vice, Mari Machado. Fora isso, outras agremiações discutem a possibilidade de oferecer candidatura própria: o Progressistas, com o vereador Carlos Nilo ou o engenheiro Miguel Pereira, o PRB – dependendo da janela para adesão de um ou mais vereadores – e o PSL, também dependendo da definição quanto à direção estadual da agremiação.

Desenvolvimento

Uma das notícias mais importantes na semana foi o anúncio, pelo governador Eduardo Leite, da criação de seis novas linhas áreas no Estado, entre as quais a rota entre Livramento e Porto Alegre, aproveitando o aeroporto de Rivera em uso compartilhado. O anúncio foi feito na esteira da publicação dos decretos que reduzem os percentuais do ICMS sobre o combustível de aviação e autorizam as companhias aéreas a formarem parcerias para a prestação de serviços concedidos. Livramento poderá ser assistida pela Gol, através da Two Flex.

Debate

A primeira edição do projeto “Diálogo por Sant’Ana”, que pretende promover um debate “franco e aberto” sobre o município e os gargalos e perspectivas para seu desenvolvimento, foi confirmada para esta segunda, 8, no salão da CDL. É iniciativa é da ACIL e CDL e terá participação de integrantes do Executivo Municipal, vereadores e lideranças empresariais.

Nos bairros

O vereador Antônio Zenoir adotou, dando início nesta sexta-feira, o projeto “Atuação na Comunidade”, uma estretégia de interação com a população para agilizar o encaminhamento de demandas. O projeto será realizado quinzenalmente obedecendo um roteiro já elaborado, com a instalação do gabinete na via pública.

Em Brasília

Professores lotados em diversos campi da Unipampa estão sendo aproveitados em diferentes funções junto ao Governo Federal. O professor Gustavo Segabinazzi Saldanha, que chegou a exercer a coordenação do curso de Gestão Pública em Livramento, atualmente atua junto ao Ministério da Cidadania, em Brasília, com a oportunidade de trabalhar na formulação e implementação de políticas de inclusão produtiva para o público mais vulnerável.

Bandeira da integração

O trabalho do deputado Frederico Antunes à frente da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa gaúcha recebe o reconhecimento dos países vizinhos. Nessa quinta, ele recebeu da cônsul-geral do Uruguai, Liliana Buonomo, uma bandeira uruguaia, como homenagem por sua atuação. O símbolo vai ficar em lugar de destaque na sala da Comissão.

Audiência na fronteira

Na próxima sexta-feira, 12, a partir das 10 horas, a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia realiza na Câmara de Vereadores, em Livramento, mais uma audiência pública para debater a retomada dos voos regionais e a criação da linha regular Rivera-Porto Alegre.

Eleição

Comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa – Unipampa já vive clima e processo eleitoral para a reitoria que assume na virada do ano. As chapas já estão divulgando propostas de trabalho junto aprofessores e estudantes. O pleito deverá ser realizado no mês de dezembro próximo.

Audio-visual

A iniciativa do vereador-professor Antônio Zenoir, que levou para a Tribuna da Câmara uma apresentação com data-show para”ilustrar” sua fala, deverá se tornar mais rotineira daqui para a frente. Embora essa prática não esteja prevista no Regimento Interno, tampouco é proibida por ele. Resultado: Zenoir já avisou que continuará fazendo. E isso deve virar exemplo para os demais.

Núcleo para estudos afros e indígenas

O campus de Livramento da Unipampa instalou esta semana o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas, o NEABI. O ato de instalação contou com palestra do professor santanense João Batista Conceição, que abordou o tema “O negro como cidadão de direito”, com as presenças de estudantes, professores, ativistas da causa negra e indígena de Livramento e região. O novo espaço com certeza ajudará a aprofundar o debate e a atuação em favor do resgate, da inclusão e finalmente da igualdade buscada no seio social. Batista manifestou orgulho pela oportunidade de conversar com a comunidade acadêmica sobre o tema.