ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Atletas santanenses são destaque em Maratona do Rio 2019

Atletas santanenses em destaque na maratona do Rio de Janeiro (Foto: Arquivo pessoal)

Competidores de Livramento ficaram entre os 11 melhores em suas categorias

No final de junho, os atletas Sameher Baja, de 18 anos e Nidgie da Silva, de 29 anos foram até o Rio de Janeiro participar do evento “Maratona do Rio 2019”, conseguindo conquistar bons resultados, Sameher Baja ficou em 11º lugar, nos 5 km feminino, e Nidgie da Silva, em 9º lugar, na meia maratona – 21 km.
A Maratona da Cidade do Rio de Janeiro é um evento de atletismo que conta com algumas categorias. Realizada, anualmente, desde 1979, no Rio de Janeiro. Ao lado da Maratona de São Paulo, é uma das principais maratonas no Brasil. Foi também a primeira corrida desta distância no Brasil.
Sameher conta que sua categoria teve mais de cinco mil atletas: “Fomos para este evento focados em voltar para Livramento com um bom resultado. Em 2018 participei da meia maratona sem pretensão e gostei do ambiente. Então, decidi alguns dias depois que iria me dedicar para realizar a prova dos 5 km e ter um bom resultado. Antes deste evento participei do Circuito Sesc de corridas e fui vice-campeã estadual, depois disso, comecei a ganhar destaque na região e decidi participar de competições maiores. A primeira competição de renome internacional que participei foi a de Punta Del Este, no Uruguai, cheguei na 6ª colocação, isso em setembro de 2018. Depois fui para Maldonado onde participei da Corrida Del Rey e cheguei na 9ª colocação e fui a 1ª entre as atletas brasileiras. E, por último participei dos 5 km do Rio quando fiquei em 11º lugar feminino, no geral dos 5 km, envolvendo homens e mulheres fiquei na 49ª colocação entre mais de cinco mil atletas que disputaram. Alem de ser uma prova bem maior que a de Maldonado”, contou.

9º entre mais de 30 mil atletas

Já Nigdie, disputou os 21 km: “Eu sou tricampeão do Circuito Sesc de Corridas, no ano de 2018 fui campeão invicto, disputando 17 corridas em 17 cidades do estado. Pelo meu histórico e dedicação me senti preparado para disputar a meia maratona do Rio. Me inscrevi na competição na intenção de chegar entre os 10 primeiro e quem sabe até buscar um pódio. Quando chegamos lá vi atletas que somente vemos na TV, comentei com meu treinador que estaria mais difícil do que imaginava. A largada foi
às 6h, vários atletas olímpicos estavam presentes e eu me senti muito feliz por estar correndo ao lado desses grandes atletas. No início da corrida encontrei um ritmo confortável e continuei pensando no meu propósito evitando pressão externa, ao natural comecei a ultrapassar outros atletas, no quilometro 13 ultrapassei um atleta africano, eu, um atleta de Livramento passando um atleta de elite. Ao meu ver estava em 12º lugar e concluí a prova. Na cronometragem oficial fiquei na 9ª colocação.

Patrocínio

Atualmente a dupla conta com os seguintes patrocinadores: Cultural Santanense, Movimento Cronometragem Esportiva, Recofran, Shopping China, Riscalli, Unimagem, Barba Negra, Clinvet, SerFit, ACM, Granadas, La casa Del Alfajor, Casa dos Troféus, Viva Sport, postos Rosul, Ponto de vista, Nuance, Juliane Schimitt e Matisse. Os atletas ressaltam que é realizado um contrato temporário e se o patrocinador gostar dos resultados com a ação, o contrato é extendido. “Sempre estaremos abertos para patrocínio, mas ressaltamos que gostamos sempre de mostrar o resultado a empresa, então se, por exemplo, alguém quiser realizar patrocínio anonimamente, nós não aceitamos, pois queremos levar a marca em todos os lugares que formos.