06 de Junho – Dia do Acemista – 175 anos de fundação da ACM no mundo

ACM / YMCA, é uma organização global sem fins lucrativos, fundada em 1844 em Londres/Inglaterra, na qual mais de 920.000 voluntários e de 80.000 profissionais se unem para servir a mais de 65 milhões de pessoas, em 120 países ao redor do mundo.

Sabe-se que mudanças pessoais e sociais duradouras vêm quando trabalhamos juntos. Por este motivo, somos uma associação de pessoas comprometidas no desenvolvimento do potencial de CRIANÇAS, JOVENS, FAMÍLIAS e COMUNIDADES.

Diariamente, trabalhamos em nossas comunidades para garantir que todos, sem distinção de raça, posição social, crença religiosa, política ou de qualquer natureza, tenham a oportunidade de aprender, se desenvolver com saúde e buscar um futuro melhor, para aí então também contribuir com o crescimento de outras pessoas e, com isso, gerar um CICLO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Nesses 175 anos, o grupo cresceu, se espalhou pelos 5 continentes, teve grandes realizações, criou esportes como o basquete, o vôlei eo futsal, ajudou em ações humanitárias, influenciou na criação da cruz vermelha, recebeu o Nobel da paz, entre tantas outras.

No rio grande do sul, são mais de 1.000.000 de atendimentos anuais realizados nas unidades de desenvolvimento social, beneficiando mais de 2.000 famílias, mais de 150 jovens participantes de atividades de liderança, mais de 1.200 alunos atendidos diariamente na área de ensino, mais de 3.000 frequentadores diários na área de esportes, 33.800 cessionários e 520 colaboradores.

No Rio Grande do Sul, a ACM é declarada de utilidade pública, reconhecida por todas as esferas governamentais. A ACM-RS segue as linhas filosóficas das ACMs do mundo, mas tem autonomia nas suas ações, tendo missão, objetivos e serviços próprios.

Missão:Ser agente na transformação da sociedade de acordo com a mensagem cristã.

Valores:

  • Ecumenismo
    • Ética Cristã
    • Qualidade de Vida
    • Respeito à Diversidade Humana
    • Responsabilidade Social
    • Sustentabilidade
    • Transparência
    • Voluntariado

Em Livramento a ACM tem 25 anos de existência, atua na área fitness e desenvolve um trabalho social na área de formação de jovens, que é o Curso de Liderança.  A YMCA Líderes é um curso de 16 semanas voltado para jovens de 14 a 16 anos de idade, para desenvolverem habilidades sociais diversas. É um projeto internacional do qual participam várias ACMs da América Latina e Caribe.

Além disso, o YMCA Líderes utiliza uma metodologia chamada “Ensino para a compreensão” criada em Harvard e adaptada por uma equipe internacional de educadores da ACM. Nessa metodologia, a compreensão, ou o uso do conhecimento, é o grande diferencial.

As aulas são dinâmicas e práticas, os alunos aprendem através da vivência de experiências.

PELA IMPORTÂNCIA DO TRABALHO REALIZADO PELA ACM EM NOSSO ESTADO, O DIA 6 DE JUNHO É DATA OFICIAL INSTITUÍDA COMO DIA DO ACEMISTA PELAS CÂMARAS DE VEREADORES DE PORTO ALEGRE (1998), SANTANA DO LIVRAMENTO (2005) E CANELA (2015).

Obrigado aos acemistas que fazem parte dessa caminhada. Aos que ainda não conhecem ACM, fica o convite para conhecerem essa instituição de 175 anos no mundo formando jovens, desenvolvendo projetos sociais, formando profissionais em diversas áreas e promovendo a qualidade de vida.

Grupo Aplateia