Vestibular de Inverno IFSul: pré-inscrições se encerram na próxima segunda-feira (13)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Quem pretende participar do Vestibular de Inverno 2019 do IFSul precisa ficar atento. Termina no dia 13 de maio, próxima segunda-feira, o período de pré-inscrições para o processo seletivo da instituição. Nesta edição, estão sendo ofertadas 912 vagas em cursos técnicos gratuitos de oito câmpus do IFSul.

>> CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E ACESSAR OS EDITAIS

Após o encerramento do prazo de pré-inscrições, inicia-se o período de confirmação de inscrição, que se estende entre os dias 14 e 21 de maio. Os candidatos que não confirmarem sua inscrição neste período serão excluídos do processo seletivo e não poderão participar da prova que está marcada para o dia 14 de junho.

Para acessar os editais, onde constam as informações oficiais e completas do Vestibular, acesse a página do Processo Seletivo.

Confita os cursos de Livramento:

As pré-inscrições para o vestibular de inverno de dois cursos binacionais do IFSul – Câmpus Santana do Livramento já se encontram abertas

Vestibular de Inverno/2019 – para Brasileiros –

ENDEREÇO E TELEFONE DO Campus:

Santana do Livramento: Av. Paul Harris, 410-Tel:3242 9090

Pré-inscrição: de 22 de abril de 2019 a 13 de maio de 2019.

No site http://processoseletivo.ifsul.edu.br, da 00h do dia 22 de abril de 2019 até as 23h59min do dia 13 de maio de 2019

Efetuada exclusivamente com número do CPF e do Documento de Identidade do candidato

 

Confirmação da Pré-inscrição: de 14 de maio de 2019 a 21 de maio de 2019.

Confirmar sua inscrição no site http://processoseletivo.ifsul.edu.br e imprimir o Comprovante de Confirmação de Inscrição, da 00h do dia 14 de maio de 2019 até as 23h59min do 21 de maio de 2019.

 

ATENÇÃO!!! O candidato terá sua inscrição finalizada somente após CONFIRMAR a Pré-inscrição.O candidato que não confirmar sua inscrição será automaticamente excluído do processo seletivo e não poderá realizar a prova.

 

Prova OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA: Domingo – 16 de junho de 2019 – duração de 3 horas de prova: conhecimentos do Ensino Médio: 10 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, de Matemática, de Física e de Química. Ao todo serão 40 questões.

 

As informações referentes à data, aos horários e aos locais de prova estarão disponíveis no site http://processoseletivo.ifsul.edu.br.

 

Os conteúdos programáticos das disciplinas que fazem parte da prova de seleção estarão à disposição no site http://processoseletivo.ifsul.edu.br, Vestibular de Inverno/2019, no link “Conteúdo Programático”.

 

No dia da prova levar: Comprovante de Confirmação de Inscrição, documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. Será permitido o uso de calculadora não programável.

 

No dia da prova levar documento de identidade que tenha fotografia, que permita identificar o portador, que esteja em bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações.

CURSOS BINACIONAIS:UTU-IFSUL: COM DIPLOMAS RECONHECIDOS E VÁLIDOS EM AMBOS OS PAÍSES. CADA CURSO CONTARÁ COM 50% DE BRASILEIROS E 50 % DE URUGUAIOS. TODOS OS ALUNOS DA UTU E DO IFSUL SÃO CONSIDERADOS ALUNOS PERTENCENTES AS DUAS INSTITUIÇÕES.

O Vestibular para ingresso nas vagas oferecidas nos cursos de Educação Profissional de Nível Médio – Forma Subsequente – dar-se-á por dois sistemas de ingresso:

  1. a) por Acesso Universal; 50%
  2. b) por Acesso Universal e Reserva de Vagas para egressos de Escolas; 50%

=> Quem cursou a totalidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no Sistema Público de Ensino

COTAS: Candidatos egressos de escola pública,

L1 – com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo

L2 – autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo

L3 – independente da renda

L4 – autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independente da renda

L5 – Candidatos com deficiência, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo

L7 – Candidatos com deficiência, independente da renda ……………………………………….

Sistemas de Energia Renovável

Campus Santana do Livramento

  • Nível de ensino:Técnico
  • Turno(s):Noite
  • Modalidade:Presencial
  • Regime:Semestral
  • Título:Técnico em Sistemas de Energia Renovável
  • Carga Horária:1515h
  • Duração:Quatro semestres
  • Estágio:240h
  • Ingresso:Semestral

Perfil

O egresso do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável deverá ter uma formação profissional capaz de efetuar dimensionamento, executar projetos, instalar e manter sistemas de energia renovável domiciliares e comerciais. Terá condições de propor e coordenar atividades de utilização e conservação de energia enfatizando o uso de fontes alternativas tais como energia eólica e solar, tendo como motivação a redução do impacto ambiental. Aplicará seus conhecimentos de forma independente e inovadora, com ética e iniciativa empreendedora, visando a melhoria das condições de vida da sociedade de forma sustentável.

Campo de atuação

O egresso do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável poderá atuar em empresas em geral, uruguaias ou brasileiras, exercendo atividades técnicas e de cooperação em projetos na área energética. Poderá atuar em empresas públicas e privadas bem como gerir seu próprio negócio.

……………………………………………………………………………………………

Cozinha (CETP-UTU)

Campus Santana do Livramento

  • Nível de ensino:Técnico
  • Turno(s):Noite
  • Modalidade:Presencial
  • Regime:Semestral
  • Título:Técnico em Cozinha
  • Carga Horária:1386h
  • Duração:Quatro semestres
  • Estágio:90h
  • Ingresso:Anual

Perfil

O egresso do Curso Técnico em Cozinha deverá ter uma formação profissional capaz de atuar na organização da cozinha, na seleção e no preparo da matéria-prima; aplicar técnicas de produção e serviços em gastronomia, com responsabilidade profissional, considerando os aspectos higiênico-sanitários, socioambiental e histórico-cultural; participar da elaboração e organização de pratos do cardápio, com ênfase na culinária regional da fronteira; executar cortes e métodos de cozimento, utilizando as práticas de manipulação de alimentos; operar e manter equipamentos e maquinário de cozinha; armazenar diferentes tipos de gêneros alimentícios, controlar estoque, consumo e custos. Conhecer os fundamentos da enologia, cerimonial e protocolo e organizar eventos relacionados à área da gastronomia, aplicando seus conhecimentos de forma independente e inovadora, com ética e iniciativa empreendedora, visando a melhoria das condições de vida da sociedade de forma sustentável.

Campo de atuação

O egresso do Curso Técnico em Cozinha poderá atuar em restaurantes, bares, hotéis e refeitórios em geral, reforçando a identidade da cozinha brasileira e uruguaia locais, usando como premissa básica os costumes e produtos típicos regionais. Poderá atuar em empresas públicas e privadas bem como gerir seu próprio negócio.