qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Vestibular de Inverno IFSul: pré-inscrições se encerram na próxima segunda-feira (13)

Fachada da IFSul Livramento (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Quem pretende participar do Vestibular de Inverno 2019 do IFSul precisa ficar atento. Termina no dia 13 de maio, próxima segunda-feira, o período de pré-inscrições para o processo seletivo da instituição. Nesta edição, estão sendo ofertadas 912 vagas em cursos técnicos gratuitos de oito câmpus do IFSul.

>> CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER E ACESSAR OS EDITAIS

Após o encerramento do prazo de pré-inscrições, inicia-se o período de confirmação de inscrição, que se estende entre os dias 14 e 21 de maio. Os candidatos que não confirmarem sua inscrição neste período serão excluídos do processo seletivo e não poderão participar da prova que está marcada para o dia 14 de junho.

Para acessar os editais, onde constam as informações oficiais e completas do Vestibular, acesse a página do Processo Seletivo.

Confita os cursos de Livramento:

As pré-inscrições para o vestibular de inverno de dois cursos binacionais do IFSul – Câmpus Santana do Livramento já se encontram abertas

Vestibular de Inverno/2019 – para Brasileiros –

ENDEREÇO E TELEFONE DO Campus:

Santana do Livramento: Av. Paul Harris, 410-Tel:3242 9090

Pré-inscrição: de 22 de abril de 2019 a 13 de maio de 2019.

No site http://processoseletivo.ifsul.edu.br, da 00h do dia 22 de abril de 2019 até as 23h59min do dia 13 de maio de 2019

Efetuada exclusivamente com número do CPF e do Documento de Identidade do candidato

 

Confirmação da Pré-inscrição: de 14 de maio de 2019 a 21 de maio de 2019.

Confirmar sua inscrição no site http://processoseletivo.ifsul.edu.br e imprimir o Comprovante de Confirmação de Inscrição, da 00h do dia 14 de maio de 2019 até as 23h59min do 21 de maio de 2019.

 

ATENÇÃO!!! O candidato terá sua inscrição finalizada somente após CONFIRMAR a Pré-inscrição.O candidato que não confirmar sua inscrição será automaticamente excluído do processo seletivo e não poderá realizar a prova.

 

Prova OBJETIVA DE MÚLTIPLA ESCOLHA: Domingo – 16 de junho de 2019 – duração de 3 horas de prova: conhecimentos do Ensino Médio: 10 questões de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, de Matemática, de Física e de Química. Ao todo serão 40 questões.

 

As informações referentes à data, aos horários e aos locais de prova estarão disponíveis no site http://processoseletivo.ifsul.edu.br.

 

Os conteúdos programáticos das disciplinas que fazem parte da prova de seleção estarão à disposição no site http://processoseletivo.ifsul.edu.br, Vestibular de Inverno/2019, no link “Conteúdo Programático”.

 

No dia da prova levar: Comprovante de Confirmação de Inscrição, documento de identidade e caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. Será permitido o uso de calculadora não programável.

 

No dia da prova levar documento de identidade que tenha fotografia, que permita identificar o portador, que esteja em bom estado de conservação, sem rasuras ou adulterações.

CURSOS BINACIONAIS:UTU-IFSUL: COM DIPLOMAS RECONHECIDOS E VÁLIDOS EM AMBOS OS PAÍSES. CADA CURSO CONTARÁ COM 50% DE BRASILEIROS E 50 % DE URUGUAIOS. TODOS OS ALUNOS DA UTU E DO IFSUL SÃO CONSIDERADOS ALUNOS PERTENCENTES AS DUAS INSTITUIÇÕES.

O Vestibular para ingresso nas vagas oferecidas nos cursos de Educação Profissional de Nível Médio – Forma Subsequente – dar-se-á por dois sistemas de ingresso:

  1. a) por Acesso Universal; 50%
  2. b) por Acesso Universal e Reserva de Vagas para egressos de Escolas; 50%

=> Quem cursou a totalidade do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no Sistema Público de Ensino

COTAS: Candidatos egressos de escola pública,

L1 – com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo

L2 – autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo

L3 – independente da renda

L4 – autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independente da renda

L5 – Candidatos com deficiência, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo

L7 – Candidatos com deficiência, independente da renda ……………………………………….

Sistemas de Energia Renovável

Campus Santana do Livramento

  • Nível de ensino:Técnico
  • Turno(s):Noite
  • Modalidade:Presencial
  • Regime:Semestral
  • Título:Técnico em Sistemas de Energia Renovável
  • Carga Horária:1515h
  • Duração:Quatro semestres
  • Estágio:240h
  • Ingresso:Semestral

Perfil

O egresso do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável deverá ter uma formação profissional capaz de efetuar dimensionamento, executar projetos, instalar e manter sistemas de energia renovável domiciliares e comerciais. Terá condições de propor e coordenar atividades de utilização e conservação de energia enfatizando o uso de fontes alternativas tais como energia eólica e solar, tendo como motivação a redução do impacto ambiental. Aplicará seus conhecimentos de forma independente e inovadora, com ética e iniciativa empreendedora, visando a melhoria das condições de vida da sociedade de forma sustentável.

Campo de atuação

O egresso do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável poderá atuar em empresas em geral, uruguaias ou brasileiras, exercendo atividades técnicas e de cooperação em projetos na área energética. Poderá atuar em empresas públicas e privadas bem como gerir seu próprio negócio.

……………………………………………………………………………………………

Cozinha (CETP-UTU)

Campus Santana do Livramento

  • Nível de ensino:Técnico
  • Turno(s):Noite
  • Modalidade:Presencial
  • Regime:Semestral
  • Título:Técnico em Cozinha
  • Carga Horária:1386h
  • Duração:Quatro semestres
  • Estágio:90h
  • Ingresso:Anual

Perfil

O egresso do Curso Técnico em Cozinha deverá ter uma formação profissional capaz de atuar na organização da cozinha, na seleção e no preparo da matéria-prima; aplicar técnicas de produção e serviços em gastronomia, com responsabilidade profissional, considerando os aspectos higiênico-sanitários, socioambiental e histórico-cultural; participar da elaboração e organização de pratos do cardápio, com ênfase na culinária regional da fronteira; executar cortes e métodos de cozimento, utilizando as práticas de manipulação de alimentos; operar e manter equipamentos e maquinário de cozinha; armazenar diferentes tipos de gêneros alimentícios, controlar estoque, consumo e custos. Conhecer os fundamentos da enologia, cerimonial e protocolo e organizar eventos relacionados à área da gastronomia, aplicando seus conhecimentos de forma independente e inovadora, com ética e iniciativa empreendedora, visando a melhoria das condições de vida da sociedade de forma sustentável.

Campo de atuação

O egresso do Curso Técnico em Cozinha poderá atuar em restaurantes, bares, hotéis e refeitórios em geral, reforçando a identidade da cozinha brasileira e uruguaia locais, usando como premissa básica os costumes e produtos típicos regionais. Poderá atuar em empresas públicas e privadas bem como gerir seu próprio negócio.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.