qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Projeto cria delegacias rurais em municípios com mais de 95 mil habitantes

 

Alceu Moreira é autor da proposta que prevê soluções rápidas para diminuir a violência no campo

Foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (8), o parecer pela aprovação do Projeto de Lei Nº 365/2019, de autoria do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS). A medida trata sobre a criação de delegacias especializadas em crimes rurais, nos municípios com mais de 95 mil habitantes. “A insegurança no campo atingiu níveis inaceitáveis, precisamos agir com rapidez e eficiência para mitigarmos esse problema que aflige as famílias que residem no campo e trabalham para produzir alimentos,” justificou Moreira.

Segundo o deputado, a limitação de 95 mil habitantes auxilia que as delegacias se afastem ainda mais das capitais, interiorizando-se e aumentando a eficácia da proposta, bem como a eficiência na utilização dos recursos públicos. “A prioridade será o atendimento aos crimes praticados no meio rural, em ações investigativas e preventivas dos delitos.”

De acordo com dados de estudos realizados pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), nos últimos dois anos, apenas nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso foram registrados 70.966 furtos e roubos; números que tendem a ser significativamente maiores em razão da subnotificação das ocorrências nos registros oficiais.

“É imprescindível que o poder público adote medidas para levar a essas populações e ao setor produtivo as condições de segurança que eles tanto necessitam”, defendeu Moreira. O projeto prevê o atendimento a 333 municípios em todo o país com a instalação dessas delegacias em regiões mais afastadas das capitais e aglomerações urbanas.

Para o deputado Lúcio Mosquini (MDB-RO), relator do projeto e membro da FPA, essas delegacias, por conhecerem as particularidades do ambiente, conseguirão apurar os fatos com mais eficiência e rapidez. “Além disso, irão utilizar sistemas de inteligência para coibir novos crimes rurais”, disse.

Fonte :

https://agencia.fpagropecuaria.org.br/2019/05/08/projeto-cria-delegacias-rurais-em-municipios-com-mais-de-95-mil-habitantes/?fbclid=IwAR2zlyvUIN8SEc2P5g-gcDIpkMnzB77Y4L3XSLO8UUsujGItbgTTQNCknVk

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e