sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Domingo de futsal no CFL 2019 na Sub 18 e Série Prata

Pelo segundo final de semana consecutivo o Citadino de Futsal reserva o domingo para atualizar seu calendário de jogos. Antecipando a rodada de terça-feira para fugir da concorrência com a rodada da Taça Libertadores, a Arena Eventos. Serão três jogos no ginásio do Guanabara, que abre os portões às 18h30 e vê a bola rolar às 19h. Pela Sub 18, Atlético F.C e Cerpros F.C. estreiam na competição. Pela Série Prata a Segunda Bateria joga contra o Carolina e o Atlético Paranaense joga contra o Atlético Povo Novo. Ingressos têm custo de R4 5.00.

Rodada da quinta

O Citadino de Futsal 2019 iniciou para mais duas equipes da categoria Sub 18. Na noite de quinta-feira foi a vez do 14 de Julho, o Leão da Fronteira e o finalista de 2018, Zeca F.C. estrearem. A rodada foi eletrizante, fechando uma semana intensa no CFL 2019. Com a base do time do ano passado, o Zeca começou melhor o jogo e aos 20seg Marco Monteiro fazia 1 x 0. Tiago ampliou e ainda fez o terceiro. Enquanto o 14 de Julho ainda procurava sua melhor formação, o Zeca ampliava com três gols de Eduardo. O placar chegou a estar 6 x 0, quando Lucas conseguiu descontar. O 14 de Julho melhorou no final do primeiro tempo e voltou a descontar com Mauricio. Kellison, contra levou o 14 ao terceiro gol. Na etapa final o 14 de Julho voltou reagindo e marcou o quarto gol com Luan, tirando a diferença para dois gols. Mas a expulsão de Madison e um pênalti convertido por Maick devolveram o controle do jogo ao Zeca. Maick ainda fez o 8 x 4. O 14 teve que recomeçar sua reação. Mas o Zeca F.C. tinha o espaço e Eduardo ampliou para 9 x 4, o quarto dele na partida. O 14 descontou com Thiago, mas Kellison ampliou para 10 x 5 Zeca. Lucas também foi expulso pelo 14 de Julho, que descontou com Antony , mas a vitória por 10 x 6 foi do Zeca F.C.

Segunda vitória

Na segunda partida da noite, primeira pela Série Prata, a União da ASM enfrentou ao United. Um buscava os primeiros três pontos e outro a segunda vitória. Com seu jogo coletivo e de toque de bola a União da ASM abriu o placar com Leandro. O United, necessitado da primeira vitória, reagiu e empatou com PG, de pênalti. Mas Willian recolocou a ASM na frente e Wesley ampliou para 3 x 1. No final do primeiro tempo Hyan aumentou a vantagem da União da ASM. O jogo abriu o segundo tempo equilibrado mas apenas por alguns minutos. A rede voltou a balançar 5min do final. Willian fez o quinto da ASM e Vagner descontou. Mas Willian e Zidane ampliaram para 7 x 2, União da ASM. Zidane ainda fez o oitavo gol. O goleiro Wallison fechou o placar em 9 x 2 a União da ASM.

Vitória e liderança

A rodada fechou em grande estilo. Terasaki e Mônaco, duas equipes que brigam pela ponta da tabela protagonizaram um dos melhores jogos da primeira fase. O Mônaco começou o jogo arrasador. Somália abriu o placar Kelven Renteria ampliou e Somália novamente fez o terceiro. Os riverenses do Terasaki, porém, mostraram a sua força e reagiu grande estilo. Bernardo, o popular Cabeça, descontou e fez o segundo, equilibrando a partida. O Terasaki queria mais e o empate veio com Lauro. A virada do Terasaki veio dos pés de outro destaque da equipe, Antony. O alto grau de disputa fez com que as equipes excedessem o número de cinco faltas e os tiros livres logo apareceram. Hilton teve a primeira chance, mas parou no goleiro Cristian. Já Fernando Lima não desperdiçou e no primeiro chute da linha dos 10 metros e ampliou para 5 x 3. O Mônaco passou a correr atrás e Kelven Renteria , em novo tiro livre, descontou para 5 x 3. Ele mesmo soltou a bomba do meio da quadra e empatou o jogo. Mas o último lance do primeiro tempo foi um novo tiro livre para o Terasaki e Lima fez o 6 x 5, placar do primeiro tempo.
Na etapa final o times foram mais cautelosos no inicio, sem abrir mão da vocação ofensiva. O Mônaco foi mais contundente e empatou novamente o jogo com Robson Binho. O Terasaki respondeu no chute cruzado de Henry fazendo o 7 x 6. Num jogo marcado a opção do chute de media distância era a melhor alternativa e Fernando Lima acertou o pé e fez o 8 x 6, Terasaki. O Mônaco também usou a estratégia e o pivô Renan acertou o ângulo do goleiro Cristian e descontou para 8 x 7. O Mônaco forçou o jogo na busca do empate, mas exposto ao contra ataque. O Terasaki se aproveitou dos espaços e Fernando Lima, de novo, fez o 9 x 7. O Mônaco ainda tentou a 45seg, Kelven descontou para 9 x 8. A pressão final foi do Mônaco, mas a vitória por um gol de diferença foi do Terasaki. Zidane Castilhos foi eleito craque da rodada.
O CFL 2019 é patrocinado por, Movilcor, CFC Santanense, Gato e Sapato e Zapatodos, CHS – Centro Hospitalar Santanense, Unimed Fronteira, Posto Larratea, Uniagro / Erva Mate Charme, Provedor A Plateia, Transportes Thomaz, Casa dos Troféus e apoiado por, Óptica Foco, ML 3 Football e Comdica-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos