Coronel Burgel assume Comando Regional da Fronteira Oeste

Burgel que também já foi comandante dos Bombeiros em Livramento substitui o coronel José Nilo Correa Alves

No dia 29 de abril aconteceu no salão de atos do Comando Regional de Fronteira Oeste da Brigada Militar em Livramento a troca oficial de comando da unidade que, a partir de agora, será chefiada pelo Ten. Cel. Pedro Ricardo Maron Burgel que substitui o coronel José Nilo Correa Alves. Uma breve solenidade que contou com a presença de autoridades civis e militares, além da imprensa local, foi lido um texto em forma de reconhecimento pelos serviços prestados pelo coronel Nilo no tempo em que ficou à frente do Comando da Fronteira Oeste, além do descerramento da sua foto oficial dos ex-comandantes. O Coronel Nilo agradeceu o apoio de todas as pessoas que, durante o período de comando, participaram das ações e disse estar com a sensação de dever cumprido. “Estou muito honrado e feliz por ter cumprido essa missão. Nós tivemos bastante trabalho aqui, um trabalho árduo que foi o planejamento dos empregos dos recursos humanos disponíveis, mas nós contamos com a colaboração não só do efetivo da Brigada Militar da Fronteira Oeste, mas também da comunidade. Então, só nos resta a desejar que o Coronel Burgel tenha o mesmo sucesso que nós tivemos. É um trabalho difícil, mas a sociedade merece e nós não devemos esmorecer nesta missão”.
Nilo seguirá sua carreira militar à frente do Comando Regional da Região Central do estado em Santa Maria. “ Já assumiu essa honrosa missão em janeiro e agora seguiremos com o trabalho lá, sempre à disposição dos amigos e pretendo estar encerrando a minha carreira no mês de janeiro do ano que vem quando vou entrar para a reserva”, disse o Coronel Nilo.
O Cel Nilo passou a exercer a função de Comandante do CRPO Fronteira Oeste em 06 de setembro de 2017, permanecendo até 16 de janeiro de 2019, quando foi transferido para outra região do Estado. Durante este período, soube lidar de maneira competente com todas as situações delicadas que se apresentaram.
O Coronel Nilo presta seus serviços na Brigada Militar há mais de 30(trinta) anos. Assumiu o desafio de comandar uma das maiores Regiões do Estado, composta por 22 municípios, com uma área aproximada de 66 mil Km quadrados (cerca de 23% do RS) e 900 km de fronteira com Argentina e Uruguai. O CRPO Fronteira Oeste, com sede na cidade de Sant’Ana do Livramento, se destaca pela importância estadual, tanto na área turística, quanto nas áreas de pecuária e de agricultura, sendo um dos principais Comandos Regionais da Brigada Militar.
Alinhado com os parâmetros e objetivos gerais estabelecidos pelo Comando da Corporação, no que diz respeito ao cumprimento de metas e diminuição de indicadores de criminalidade, observa-se que no período compreendido entre 2017 e 2018, com a medida de aumentar o número de abordagens e apreensões (tanto de armas de fogo quanto de armas brancas), houve um decréscimo significativo nos índices dos principais delitos combatidos em todo o Estado e Região, atingindo a redução de 35% nos índices de roubo a comércio, 29% nos roubos de veículos e 27% nos homicídios dolosos.
É importante destacar que o combate preventivo à criminalidade também foi priorizado, com grande destaque ao desenvolvimento do PROERD, tendo o CRPO FO obtido índices excelentes, reconhecidos pelo Comando da Brigada Militar, demonstrando a preocupação com o público jovem.

Novo comandante 

O Tenente Coronel Ricardo Maron Burgel disse estar feliz em retornar a Sant’Ana do Livramento onde também já foi comandante dos Bombeiros Militares. Para ele, será mais um novo desafio em sua carreira.“Para mim é uma honra poder estar assumido essa função. Tenho uma ligação muito forte com Santana do Livramento, pois aqui nasceu o meu filho e tenho muitas amizades que foram construídas ao longo do tempo nesta cidade. Assumir o comando aqui é um presente que me foi concedido, nós estávamos bem lá no litoral. Mas agora vamos nos empenhar em cumprir o nosso trabalho da melhor maneira possível buscando sempre desenvolver a melhor segurança pública para a região da Fronteira Oeste”, destacou.
Ao efetivo, o novo comandante garantiu que irá trabalhar de maneira conjunta com os policias militares para que eles possam prestar um serviço com mais segurança, com o emprego de novos equipamentos, recursos humanos e materiais melhorando assim o melhor serviço para a comunidade.
O Ten Cel Burgel é natural de Porto Alegre, casado, possui 4 filhos. Ingressou na Brigada Militar em 1986 como Aspirante, chegando ao Posto atual em 2012. Esteve à frente do 10º Comando Regional de Bombeiros em Sant’Ana do Livramento, foi Diretor Administrativo do Corpo de Bombeiros Militar e por último Comandante do 2º Batalhão de Polícia de Área Turistica em Capão da Canoa.
O novo Comandante terá o desafio de comandar e gerenciar as atividades administrativo-operacionais de um dos mais extensos Comandos do Estado, responsável por 22 municípios e com uma área aproximada de 66 mil quilômetros quadrados (23% do RS) e 900km de fronteira.

TenCel Pedro Ricardo MaronBurgel – CARLOS ALBERTO PRADO DE ANDRADE- Cel QOEM – Coronel José Nilo Correa Alves (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Matias Moura – matiasmourajornalaplateia.com

Grupo Aplateia

Anúncios