sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Bastidores

Definição

Empresário Carlos Roberto Fervenza foi convidado e aceitou a missão de suceder Jairo Zamberlan na presidência da Associação Comercial e Industrial de Livramento – ACIL, no período 2019-2021. Fervenza atualmente preside a Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL deste o falecimento do então presidente Mozart Hillal.

Porta voz

O colega jornalista Henrique Bachio deve assumir a assessoria de imprensa da ACIL na gestão de Carlos Roberto Fervenza. Experiente na área de assessoramento e na comunicação, Bachio já trabalhou com Fervenza em outras entidades presididas por ele e conhece a linha de pensamento do novo presidente.

Vizinhança solidária

Associação dos Cabos e Soldados continua cedendo espaço em sua sede social, na avenida Daltro Filho, para a realização de aulas à noite das turmas de EJA da escola estadual Celina Vares Albornoz, que funciona ao lado. Devido a problemas na instalação elétrica, a escola não pode realizar aulas à noite.

Administração

Cumprimentos à turma de formandos do curso de Administração da Urcamp, que cola grau neste sábado, 9 de março, em solenidade nas dependências do Clube Comercial. Homenagem especial ao acadêmico Laercio Dias Leal, que recebe através da coluna os parabéns de sua mãe, Maria de Lourdes, da esposa Fátima, dos filhos Alexandre e Maurício, irmãos e demais familiares.
Parabéns!

Ponte

Livramento poderá deixar nova marca na história deste grande Rio Grande através de uma iniciativa do senador Luiz Carlos Heinze, que protocolou projeto denominando de Paixão Cortes a nova ponte que está sendo construída sobre o rio Guaiba, em Porto Alegre. A ponte em uso atualmente homenageia o ex-presidente Getúlio Vargas, embora o nome oficial seja Travessia Regis Bittencourt.

Números

Impressionantes os cálculos divulgados pelo senador Lazier Martins, agora vice-presidente do Senado Federal: a Casa Legislativa conta com quase 9 mil funcionários e gasta 84% de seu orçamento com pagamento de pessoal, a maior parte com quem já não trabalha: Aposentados e pensionistas levam R$ 2 bilhões por mês, enquanto o pagamento dos servidores da ativa consome R$ 1,5 bilhão mensalmente.

Uruguaiana sai na frente

Embora não haja – nem caberia – concorrência entre as cidades da fronteira na luta pela abertura definitiva das lojas francas, ou free shops, é inegável o entendimento de que, diante de toda a mobilização que capitaneou ao longo dos anos, junto principalmente com Jaguarão, Livramento espera anunciar em primeira mão a abertura de lojas. Pelo jeito, isso não vai acontecer: Uruguaiana já se prepara para receber o primeiro estabelecimento no Rio Grande do Sul do sistema de free shops nas cidades brasileiras no lado brasileiro consideradas gêmas com cidades estranjeiras.

ediselgarte@jornalaplateia.com WhatsApp (55) 84296522

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,