sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Bastidores: 02 e 03 de Março 2019

Transparência

Na dificil obrigação de escolher entre distintos interesses de um mesmo problema – os selecionados de um lado, os excluídos de outro e o Executivo contra a parede – os vereadores fizeram a melhor escolha possível: trabalhar pelo esclarecimento objetivo e definitivo de todo o processo de seleção de professores e funcionários para a Educação.

Isenção

O entendimento dos membros do Poder Legislativo foi de que a Câmara não pode se posicionar contra quem foi selecionado de forma legal e com a qualificação necessária, nem contra quem se considera injustiçado no processo. O pedido para que a Justiça interceda e a instalação de CPI para esclarecer os fatos demonstram essa preocupação com a isenção no processo.

Antes tarde

De seu lado, o Executivo tomou a única atitude sensata para garantir a manutenção do calendário na rede municipal de ensino. A revisão da lista de classificação – de forma transparente para os participantes e a comunidade – é o melhor caminho para dirimir as muitas suspeitas que circulam sobre o processo. Nem precisa fazer uma nova prova ou entrevistas, basta garantir a classificação correta como prevê o edital.

Coordenador regional

Um simples telefonema, do setor de RH da SEDUC-RS, informou a professora Gislaine Grecellé sobre seu afastamento do comando da 19ªCRE, na terça-feira, 26, sem qualquer explicação para o ato. O nome mais forte para assumir a função, interinamente, é o do professor Carlos Alvarim Martins da Silva, ex-vereador pelo PTB e atual secretário municipal de Educação, Cultura, Turismo, Indústria e Comércio de Quaraí. Respaldado pelo presidente da Assembleia Legislativa e principal líder do PTB gaúcho, Luis Augusto Lara, Alvarim é um nome reconhecido na região por seu trabalho na área da educação em Quaraí e pelo bom relacionamento interpessoal com professores de toda área da 19ª CRE. Como adjunto, continuará o advogado André Curbetti, que, da mesma forma, vem fazendo um trabalho reconhecido na 19ª, tanto por seus colegas quanto pelos diretores e professores da rede escolar estadual em Livramento.

Seleção

Alvarim – ou quem quer que venha a substituir Gislaine Grecellé – deverá completar na 19ª CRE o período de transição já anunciado até a conclusão do processo seletivo que o Governo do Estado realizará para definir os gestores regionais da política educacional definida pela SEDUC, a partir de agora. A expectativa é de que o processo de seleção seja concluído no segundo semestre deste ano.

Processo

O edital do processo de seleção deve ser publicado nas próximas semanas. Qualquer cidadão poderá participar, sem necessidade de experiência na área de educação. A seleção terá análise de currículo e testes de liderança e de capacidade de gestão de pessoas. A última etapa, que envolve entrevistas, culminará na pré-seleção de três candidatos para cada cargo, dentre os quais o governador decidirá os novos gestores.

Comunistas em campo

O PCdoB gaúcho se recuperou rápido da ressaca eleitoral de 2018, quando teve uma de suas principais referências, a ex-deputada Manuela D´Ávila, na linha de frente da disputa da Presidência da República. Sábado passado, mais de 200 delegados do partido, entre os quais o santanense Josué Rodrigues, aprovaram a incorporação do Partido da Pátria Livre e empossaram o ex-deputado Juliano Rosso na presidência da Executiva Estadual. Segundo Josué, o PCdoB já começou a formar uma nominata de futuros candidatos à Câmara de Vereadores e possivelmente já neste mês de março escolha seu pré-candidato para a Prefeitura nas eleições do ano que vem.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,