Senar e Associação Rural promovem capacitação para artesãos

Curso aconteceu na Casa da Economia Solidária com o objetivo de levar mais conhecimento de forma gratuita aos profissionais de várias associações que trabalham com artesanato

Nesta semana Livramento recebeu mais um curso gratuito ofertado pelo Serviço de Aprendizado Rural (SENAR –RS) em parceria com a Associação Rural, desta vez a capitação “Confecção com Lã Crua” que buscou levar conhecido de novas técnicas para os artesões do município. Com uma carga horária de 40horas, as aulas aconteceram na Casa da Economia Solidária onde está situada a Associação Teares do Sul.
A instrutora do SENAR Luciana Maciel Viana, comenta que o conteúdo apresentado nas aulas envolve tanto técnicas de tecelagem com teares de pregos, teares de pente liso e pinos, além de técnicas de crochê, tricô, granpada . Segundo ela a ideia é que a partir dessas técnicas os profissionais venham a confeccionar peças a base de lã para comercializar. “Com essas técnicas, eles podem confeccionar por exemplo boinas, ponchos, almofadas, mantas, trilhos de mesa, meias de lã, bolsas, tocas. Quem quiser conhecer mais sobre esse e outros cursos do SENAR é só entrar na página na internet ou através do Sindicato Rural também. De dois em dois meses são divulgados os cursos que são ofertados de forma gratuita” destaca.
Segundo a instrutora o principal objetivo do SENAR é melhorar a renda do produtor rural, e nestes cursos, como este de “Confecção com Lã Crua” os alunos já saem com conhecimento para e qualificação para trabalhar.
Segundo Dona Eloir, o curso serviu para aprimorar seus conhecimentos além de uma forma de fazer mais amizade.” Eu adoro isso daqui, principalmente o tear. Estar aqui junto com os amigos, e essa atividade preencheu mais a minha vida de aposentada. Isso aqui é maravilhoso. Eu aconselho a todo mundo fazer uma atividades dessas ”destacou.

Grupo Aplateia