Palestras marcaram a Feira do Gado Leiteiro no Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento

O evento não contou com exposições neste ano, mas trouxe muitas informações aos produtores rurais santanenses

Na sua 29ª edição, a Feira do Gado Leiteiro de Sant’Ana do Livramento reuniu uma programação voltada para atividades técnicas com o objetivo de evidenciar o desenvolvimento do setor e de celebrar o trabalho que é realizado dentro das propriedades rurais do município.
Durante o evento, foi realizada a palestra ‘Leite Lina: O que fazer?’, com Renata Suñé Martins, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul. A atividade, organizada pela APL do Leite de Sant’Ana do Livramento, contou com a presença de criadores de gado leiteiro, universitários da UERGS Campus Livramento e do Secretário Municipal Carlos Reni Marinho (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Assuntos Agrários).
Além disso, ocorreu a Oficina de Derivados do Leite com realização da Emater/RS-ASCAR e Agroindústria CJM Gonçalves que trouxe a aula de manteiga caseira ministrada pela produtora e proprietária da Agroindústria CJM Gonçalves, de Santana do Livramento, Zelda Marisa Tevedo.
E a agenda de programações da Feira encerrou com a palestra ‘Qualidade do Leite – Adequação Normativa 62’, realizada pelo Médico Veterinário Alexandre Bergamaschi no Pavilhão do Gado Leiteiro do Parque da Rural. O palestrante destacou a importância das boas práticas de higiene na propriedade e do investimento em especialização técnica para os produtores a fim de oferecer um produto de maior qualidade ao cliente e, desta forma, tornar ainda mais rentável a produção leiteira.
“No meio rural hoje ainda temos muito o que tecnificar e melhorar, o comparativo que a maioria dos produtores faz é o de comparar o nosso sistema produtivo com o sistema americano. Mas o que vejo ao visitar propriedades, independentemente do tamanho, o que falta para nós é a eficiência e a efetividade: fazer realmente o que tem que ser feito, da maneira certa. Pois assim, o retorno vem. Claro que vai ter algum investimento, mas isso vai tornar a produção ainda mais rentável”, explicou Bergamaschi.
O evento é uma ação conjunta da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento e do Núcleo de Santanense de Gado Leiteiro.

 

Por: redacao@jornalaplateia.com

Grupo Aplateia

Anúncios