Bocal de Ouro chega à 19ª edição com expectativa de disputa acirrada

A partir da próxima quarta-feira, dia 4 de abril, até o próximo domingo, dia 8 de abril, ocorre a 19ª edição do Bocal de Ouro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a prova, que classifica animais inéditos, ou seja, que correm o ciclo pela primeira vez, vai selecionar 16 animais da raça Crioula – oito machos e oito fêmeas – para a grande final do Freio de Ouro, realizada durante o primeiro final de semana da Expointer. No total, 96 exemplares, sendo 48 machos e 48 fêmeas, vão disputar as vagas.

O vice-presidente de Eventos da ABCCC, Eduardo Azevedo, destaca que a expectativa para o Bocal de Ouro é sempre muito grande por ser uma prova importante, consolidada, e de onde saem cavalos candidatos a ganhar o Freio de Ouro. “O aparecimento desses animais campeões vem se repetindo nos últimos anos, por isso a nossa expectativa é sempre a melhor possível”, afirma.

Azevedo coloca ainda que a novidade deste ano é a realização junto com o Bocal de Ouro, da prévia para a grande final da morfologia da Exposição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (Expo FICCC), ao invés da Outonal como ocorre todos os anos. A prévia que inicia nesta segunda-feira, dia 2 de abril, e segue até quarta-feira, disponibilizará 90 vagas para os candidatos brasileiros. A Expo FICCC será realizada entre 14 e 20 de maio também em Esteio. “Nós estamos esperando para a prévia um número expressivo de animais e uma qualidade muito grande onde poderão aparecer principalmente potros de excelente nível. Acredito que está tudo pronto para fazermos uma grande exposição”, observa.

O evento é aberto ao público e terá, entre outras atrações, a Crioulândia que funcionará das 9h às 18h, de quinta à sábado; e no domingo, das 9h até às 14h. Serão oferecidos pipoca e algodão-doce gratuitos e o entretenimento vai ficar por conta do Cavalinho de Pau, marcado para o sábado à tarde, além dos brinquedos infláveis disponíveis no espaço. A programação acontecerá na pista do gado leiteiro. Além disso, também será destaque o Espaço Jovem, local voltado aos jovens crioulistas com apresentações musicais na sexta-feira, com o grupo Compasso Crioulo, às 21h30min, e no sábado Cristian Dutra, a partir das 21h.

Confira a programação

02 de abril de 2018 (segunda-feira)

14h – Concentração de Machos
17h – Início do Exame da Prévia FICCC
19h30min – Encerramento do Exame da Prévia FICCC

03 de abril de 2018 (terça-feira)

08h30min – Início julgamento Prévia FICCC
14h – Cont. do julgamento Prévia FICCC

04 de abril de 2018 (quarta-feira)

08h Cont. do julgamento Prévia FICCC
12h – Encerramento da entrada dos animais do Bocal de Ouro
13h30min – Início do Exame de Admissão Bocal de Ouro – Cat. Fêmeas (Por ordem de colete)
14h45min – Início do Exame de Admissão Bocal de Ouro – Cat. Machos (Por ordem de colete)
16h – Encerramento do Exame de Admissão Bocal de Ouro
17h – Divulgação dos aprovados Prévia FICCC
21h – Remate Carpe Diem, Mapocho e Passo da Lage

05 de abril de 2018 (quinta-feira)

08h30min – Julgamento Morfológico do Bocal de Ouro – (Fêmeas)
14h – Julgamento Morfológico do Bocal de Ouro – (Machos)
21h – Remate Cabanha Infinito e Convidados

06 de abril de 2018 (sexta-feira)

08h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas)
13h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Machos)
21h – Remate Cabanha Don Marcelino & La Castellana

Grupo Aplateia