qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Vigilância realiza ação de combate à dengue

Ações de combate à Dengue, Zica ou Chikungunya foram realizadas no município. Na última semana as equipes da Vigilância Ambiental realizaram a aplicação da técnica conhecida como “fumacê” em várias localidades do município, além de bloqueio com manejo mecânico na área ao entorno de domicílios suspeitos de conter o mosquito transmissor dessas doenças. Segundo a vigilância a técnica aplicada garante a eliminação de até 60% dos focos. Posteriormente a este manejo é realizada a aplicação de inseticida na área delimitada na tentativa de eliminar os mosquitos adultos.

Todas as ações tem por objetivo eliminar a circulação de mosquitos transmissores, ocasionando a não infecção dos mesmos e por consequência a quebra do ciclo de transmissão do vírus. A orientação para a população é manter o pátio limpo, evite acumular água parada sem cuidado algum, mantenha os ralos e calhas limpas, caixas de agua sempre fechadas.

RS soma 35 mortes por dengue neste ano

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) registrou mais uma morte causada por dengue no Rio Grande do Sul, elevando para 35 o número de vítimas da doença. O número já é mais que o triplo dos 11 óbitos registrados em 2021.A última confirmação foi em Horizontina, no Noroeste do estado, município que tem três mortes por dengue no total. A cidade com mais mortes é Igrejinha, na Região Metropolitana, com seis óbitos.Das 35 mortes, 21 eram mulheres e 14, homens. Em relação às faixas etárias, a maioria (25) tinha mais de 70 anos.

De acordo com dados da SES, o RS soma nesta terça-feira (24) 28.056 casos confirmados da doença este ano. Do total, 23.357 são autóctones, ou seja, contraídos na localidade.

Com informações do G1.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa