seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Morning Xpress

Foto: Cedida

🟡Os mercados futuros em alta às 5h15 em Brasília: S&P500 +0.28%, Dow Jones +0.28%, Nasdaq +0.30%. Já a Europa opera em queda de 0.84% (STOXX 600).

🔴 RECESSÃO 🇺🇸 ⁉️Coloquei ontem no Instagram (@rafaelfurla) parte de um artigo da CNBC no qual o Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, aponta para o risco de recessão nos Estados Unidos: “É difícil prever. Você tem dois fatores que nunca vimos antes juntos: retirada de estímulos econômicos + juros em alta! Estou simplesmente apontando que são nuvens de tempestade no horizonte, que podem desaparecer, ou não.”

🔴 -ESTÍMULOS + JUROS: A última vez que o FED fez um ajuste semelhante foi em 2013, e os reflexos não foram bons para a economia. Detalhe: naquela época, o ajuste foi apenas nos “estímulos econômicos”, e não nos juros. Agora, estamos falando dos dois fatores juntos.

🔴 MERCADO DE DÍVIDA: Aliás, em 2013, os rendimentos do Tesouro caíram com o início da redução de estímulos, deixando os mercados de títulos e dívida corporativa aquecidos. Desta vez, os rendimentos dos títulos dos EUA estão em alta.

🔴 TÍTULOS DE 10 ANOS: O rendimento de referência de 10 anos do Tesouro dos EUA subiu na segunda-feira para um nível não visto em mais de três anos, com o receio da inflação: o rendimento da nota do Tesouro de 10 anos subiu 4 pontos base, para 2,851%.

🔴 PETRÓLEO: Os preços do petróleo subiram na terça-feira, com os investidores preocupados com a oferta global apertada depois que a Líbia foi forçada a interromper algumas exportações e com as fábricas em Xangai se preparando para reabrir após o fechamento imposto pelo combate à Covid. Os contratos futuros de petróleo Brent subiram 61 centavos, ou 0,5%, para US$ 113,77 por barril às 0349 GMT.

⚠️ UCRÂNIA & RÚSSIA: A Ucrânia diz que a ofensiva completa da Rússia contra a região leste de Donbass começou, com um alto funcionário descrevendo-a como a “segunda fase” da guerra. Enquanto isso, não há corredores humanitários fora do leste do país, em apuros pelo terceiro dia consecutivo.

⚠️ FOLHA – Governo avalia ceder mais a servidores após insatisfação com reajuste de 5%.
O governo avalia ceder mais aos servidores públicos, após diferentes categorias demonstrarem insatisfação com um reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo federal. Integrantes do Executivo passaram a falar nos últimos dias em conceder, além de maiores salários, aumento do vale-alimentação e do valor das diárias concedidas para viagens.08:50

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem