seg, 7 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Tamanduá-mirim é resgatado e devolvido à natureza

A saga do tamanduá-mirim que foi gravado circulando pela região central de Livramento nesta semana e viralizou nas redes sociais, teve um desfecho feliz na madrugada desta quinta-feira, 14 de abril: a sua devolução para a natureza. Ele foi encontrado pelo Pelotão Ambiental da Brigada Militar e por biólogos que faziam as buscas. O animal estava em uma área de jardim, situada na frente do Banco do Brasil, na Rua dos Andradas. Conforme o biólogo Hugo Saraiva, o animal havia caído em uma mureta e estava preso. “Depois de duas noites buscando, encontramos ele. Fizemos o seu resgate. E, posteriormente levamos para uma área de mata nativa onde é seu habitat para a soltura. Agradecemos a todos as pessoas que colaboraram com essa ação”, disse o biólogo.
Hugo salienta ainda que apesar do tamanduá-mirim ser nativo da região do Bioma Pampa e Bioma Brasileiro a sua presença em áreas urbanas é muito incomum. “A chance de ter vindo sozinho para o meio urbano é muito pequena. Existem, neste caso, duas hipóteses: a primeira é de que alguém tenha capturado esse animal na natureza e estava criando em cativeiro. Como ele é um animal grande, pode ter escapado e estava vivendo aqui na região central. A outra é de tráfico de animal silvestres. Nos dois casos isso é crime conforme a lei” disse.
O tamanduá-mirim aparece apenas na América do Sul; a leste dos Andes, da Venezuela até o Norte da Argentina e Uruguai. No Brasil, como apontado anteriormente, o tamanduá-mirim ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Campos Sulinos.

Oposição denuncia campanha de ódio patrocinada pelo governo e pede convocação de ministros para prestar esclarecimentos

Zucco alerta que Palácio do Planalto pode estar financiando rede de desinformação e incitação à violência com recursos públicos. Caso de professor da UERJ expõe os efeitos da radicalização promovida pelo PT. O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), protocolou nesta segunda-feira (7) requerimentos de convocação dos ministros Frederico de Siqueira Filho (Comunicações) e Sidônio