qui, 11 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Professores da rede municipal decretam estado de greve

Secretária de Educação diz receber notícia com tranquilidade e que está aberta ao diálogo
Em Assembleia, professores decretam estado de greve (Foto:Yuri Cardoso/AP)

Os professores da rede municipal de ensino deliberaram e aprovaram, na manhã deste sábado (16), a decretação de estado de greve. O encontro, que contou com aproximadamente 100 docentes aconteceu na Sala Cultural.

De acordo com o professor Tiago Torbes, a categoria ainda acredita que exista “um Poder Executivo que cumpra a lei”. Ele explicou que foi ponderado na Assembleia Geral que as escolas ficarão responsáveis por chamar a sua comunidade escolar, conversar e explicar como será feito o movimento. “O que a gente sabe é: a escola que aderir ao movimento vai garantir 30% do pessoal trabalhando. Agora, isso vai ser decidido com as direções e a comunidade”, contou.

O movimento se dá em virtude do não pagamento do Piso Nacional do Magistério, de 33,24%, por parte da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento. A professora Carmen Vanusa explicou que em regime de votação, a categoria escolheu permanecer com o deliberado na última Assembleia, que aconteceu na Câmara de Vereadores. “Nós, profissionais de educação, não aceitamos 10% […] nós continuamos querendo o que é nosso de direito, que é o reajuste do Piso Nacional”.

No dia 1º de maio acontecerá um ato em frente à Prefeitura. “Nós vamos usar essa data para nos reunirmos novamente, para nos mobilizarmos e também para nos manifestarmos com toda a sociedade santanense e as demais classes de trabalhadores”, disse Tiago.

O QUE DIZ A SME

A secretária de Educação, Elisangela Duarte, disse que recebe a notícia com tranquilidade, entendo que da mesma forma que os professores lutam por um direito, o Poder Executivo zela pela continuidade dos serviços dentro do município. “Desde a publicação da Lei do Piso do Magistério, em 04 de fevereiro, o Executivo vem buscando alternativas para cumprir a lei, sem que para isso o Limite Prudencial seja ultrapassado de forma que as sanções venham a engessar o município como um todo”, comentou.

Ela disse que a SME aguarda o recebimento formal do documento que informa o estado de greve para que os próximos passos sejam dados, “prezando sempre pelo diálogo e respeito entre todos, tendo em vista no nosso foco principal que são os alunos e a garantia a seu direito a educação”, finalizou.

Em Assembleia, professores decretam estado de greve (Foto:Yuri Cardoso/AP))

Solicitud de colaboración para encontrar documentos perdidos

Se solicita la colaboración de la población en general para poder encontrar una billetera de cuero color negro con documentos varios (brasileros y uruguayos) a nombre de, Joaquín Atahualpa Oclo. Dichos documentos fueron extraviados en la vía pública cuándo el propietario de los mismos se dirigía desde la ciudad de Rivera con destino al centro de la ciudad de Santana

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação