qua, 3 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

O que mudou na escola João Souto Duarte após adotar nova modalidade de ensino

Agora, alunos realizam formatura diária antes de entrar para sala de aula
Alunos entoando o Hino Nacional durante a formatura (Foto: Yuri Cardoso/AP )

Nos últimos meses, a rotina tem sido diferente para a comunidade escolar da escola Prefeito João Souto Duarte, após adotar o modelo Cívico-Militar, ainda no ano passado. Agora, às 07h45 os alunos participam da formatura, onde realizam posições de sentido e comando e cantam o hino nacional brasileiro, para posteriormente irem para as salas de aula. Outra mudança é o horário, pois agora os alunos ficam na escola até às 16h, recebendo quatro refeições por dia.
Segundo a diretora da escola, Fátima da Rosa, o programa foi muito bem recebido pela comunidade santanense. “Temos alunos dos quatro cantos da cidade, inclusive oriundos da cidade de Rivera […] A escola só cresce”, comentou. Atualmente o educandário conta com 70 alunos na ECIM (Modelo Cívico-Militar), sendo eles do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 230 alunos no total. A diretora fez um convite e um pedido aos empresários de Sant’Ana do Livramento. “As empresas que quiserem se juntar a nós neste sonho, estamos à disposição para apresentar o nosso projeto”.
Os períodos de aulas continuam acontecendo normalmente e no contra-turno as crianças e os adolescentes participam de diversas oficinas, entre elas uma oficina de reforço para a língua portuguesa, oficina de sustentabilidade, além de realizarem atividades com uma psicopedagoga voluntária , também trabalham cidadania e civismo.
A aluna do 8º ano, Júlia Pintos, que estuda na escola João Souto Duarte desde o 1º ano, disse que com a vinda da ECIM ela sente que a escola melhorou muito. “Tanto na estrutura, quanto nos professores, nas matérias e na quadra que este ano os monitores fizeram um mutirão para pavimentar a quadra, que não tinha, também construíram uma parte para nossas bandeiras” e complementou: “Eu sinto também que os alunos têm mais prazer em vir para a escola, pois os monitores nos tratam muito bem. A escola melhorou muito”.
O professor de Ciências Biológicas, Luciano dos Santos, disse que o modelo de escola Cívico-Militar faz com que o professor consiga explorar todas suas atividades de uma maneira que todos os alunos participem. “É impressionante o quanto a escola ganha”, destacou.
A coordenadora pedagógica, Clenir Rodrigues, explicou que não houve perdas para a escola e que os alunos e professores se sentem acolhidos. “Em relação à parte pedagógica, os militares não assumiram salas de aula”, destacou.

Marketing de Relacionamento Figital e Geracional Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

No Marketing de Relacionamento (Figital e Geracional) são Humanos que trocam informações, bens e/ou serviços com outros Humanos (H2H), buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda e o esperado “ganha-ganha”. Deve-se evitar o “ganha-perde” que pode gerar o “perde-perde” e o conflito, encerrando o relacionamento. As estratégias que antecedem ao Marketing de Relacionamento são criadas e desenvolvidas a

Com liderança de Lorenzoni, audiência sobre abigeato na Expointer tem anúncio de nova delegacia especializada

Foi realizada nesta terça-feira (2), na Casa da Farsul, durante a Expointer, uma audiência pública para discutir a situação e os impactos do abigeato no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de todo o setor agropecuário e da

Isenção de IR: entenda os direitos de aposentados e pensionistas com doenças graves

Valmir Floriano Vieira de Andrade Luiz Antonio Müller Marques* Aposentados e pensionistas portadores de doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda (IR) sobre seus proventos. O benefício, previsto na Lei nº 7.713/1988, tem como objetivo aliviar encargos financeiros e garantir que esses recursos sejam destinados a tratamentos de saúde e despesas médicas. Entre as enfermidades que dão