Jornal A Plateia – Rádio RCC – Santana do Livramento

qua, 17 de dezembro de 2025

Liminar que reduz orçamento da Câmara faz presidente anunciar cortes de gastos

Segundo Aquiles Pires (PT), vereadores não deverão tirar diárias

Presidente da Casa, Aquiles Pires (Foto: Divulgação)
O texto abaixo está em

O presidente da Câmara Municipal anunciou, na tarde desta terça-feira (29), que o Poder Legislativo deve mudar o seu planejamento orçamentário, após a decisão do desembargador Rui Portanova, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, ter concedido uma liminar à Prefeitura de Sant’Ana do Livramento em que afirma que é inconstitucional a emenda que aumentou em R$ 2,4 milhões o orçamento da Câmara.

Segundo o vereador Aquiles Pires (PT), já iniciaram o remanejamento para o corte de despesas. “Fiz uma reunião com todos os vereadores para comunicá-los porque estaremos vetando as diárias para viagens. Se permanecer esse recurso reduzido, nós teremos que cortar em outros setores da Câmara. Nós preferimos, neste momento, sabendo que é prejudicial isso aos vereadores, porque pode ocasionar em menos capitação de recursos para o município, através de emendas parlamentares”, disse o presidente destacando que vai recorrer da decisão.

Aquiles citou o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que a Câmara assinou junto ao Ministério Público para que fossem realizadas obras de acessibilidade no prédio do Legislativo. O TAC foi utilizado como a justificativa para o aumento do orçamento. Agora, sem os R$ 2,4 milhões a mais, o presidente garantiu que a obra sairá, com os cortes de gastos que a presidência estará promovendo.

Questionado sobre por que não foi feito antes esse reajuste, Aquiles respondeu: “Como que eu vou cortar os direitos dos vereadores de viajar? O executivo não viaja, a prefeita não passa viajando? Os vereadores também tem direito de fazer isso. Eu sou só vou (cortar) por uma excepcionalidade”, frisou.

NO AR
Rádio RCC