dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

“Calou a minha voz”, diz vereadora Eva sobre prefeita

A pedetista foi a única vereadora a se manifestar sobre as ofensas feitas por Enrique Civeira à Ana Tarouco
Vereadora Eva Coelho (PDT) (Foto:Matias Moura/AP)

Após três dias da declaração do vereador Enrique Civeira (PDT), na tribuna da Câmara, na qual comparou o cérebro da prefeita Ana Tarouco (DEM) a um caroço de azeitona, a vereadora Eva Coelho (PDT) se manifestou a respeito e afirmou que foi muito cobrada pelas suas eleitoras para expressar sua opinião. “Algumas mulheres chegaram em mim e disseram: Eva tu não vais te manifestar? ”

A parlamentar disse que é inadmissível que qualquer mulher seja desrespeitada, mas primeiro deve-se dar o respeito. “Eu tenho que me manifestar, é claro que eu tenho […] Eu vou dizer o que eu acho, sinceramente: Quando tu tens dinheiro, posição e diploma, tu és mulher, aí tu és mulher né? Aí tu te lembras que a tua honra está sendo ofendida”. Ela complementou sobre a prefeita: “calou a minha voz dentro da Prefeitura”.

“Agora porque tu não contas […] que eu não fui parar na RBS quando tu me calaste, quando tu tiraste a minha voz na Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento junto com os professores ou estou mentindo? Isso é preconceito, isso é rebaixar uma mulher e isso tu fizeste comigo, tu e Sandra Pontes, porque vocês as duas me calaram lá dentro da Prefeitura”, declarou Eva.

A vereadora disse que a prefeita de Sant’Ana do Livramento é “inteligente, é formada, é cheia de diplomas”. “Parabéns, jamais vou tirar as suas qualificações, mas tu tens que te lembrar que tu és mulher”, afirmou.

Quanto ao vídeo de solidariedade a prefeita, feito pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL), Eva declarou: “Tu não contaste para a deputada o que tu fazes comigo aqui em Livramento, tu não contaste o que tu maltratas as mulheres em Sant’Ana do Livramento, a tu não conta né, que tu desprezas uma negra que é vereadora em Livramento, eu te jogo que tu não contaste”, finalizou.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia