O Conselho Municipal de Meio Ambiente aprovou, em 2019, um projeto onde consta a instalação de 25 contêineres nas entradas paras as zonas rurais do município, a ser custeado com os recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Nele, em um primeiro momento, existem 15 contêineres e os demais para reposição ou ampliação. Ocorre que, no curso do processo de compra, foi sugerida a aquisição de um modelo de metal, mais resistente, assim, foi reiniciado novo procedimento para a aquisição e, hoje encontra-se na Secretaria Municipal de Planejamento para prosseguimento dos trâmites legais para a abertura de licitação.
Segundo a presidente do Conselho do Meio Ambiente, Maura Borges, esta iniciativa é muito importante, pois irá atender uma demanda antiga dos moradores do interior do munícipio. “Esse é um projeto muito importante para a comunidade, o Conselho já aprovou e existe o recurso. Resta ao executivo dar prioridade e agilizar os procedimentos legais para que se concretize”, destaca.
Pela falta de pontos de recolhimento adequados, os moradores do interior são forçados a trazer os resíduos em seus próprios veículos para serem descartados na coleta urbana, mas existem também aqueles maus exemplos, de pessoas que acabam descartando lixo em locais inapropriados como córregos e matas ciliares, por consequência poluindo o meio ambiente. A proposta é utilizar os recursos disponíveis na conta do Fundo Municipal do Meio Ambiente, verba específica para este tipo de projeto.
De acordo com o projeto, as lixeiras são de metal e compatíveis com os caminhões da coleta seletiva o que, durante a operação de retirada dos materiais, dará maior agilidade e segurança ao trabalho. A iniciativa está sendo estudada pela atual gestão, que deverá apontar quais os pontos onde as estruturas serão colocadas.


PT de Sant’Ana do Livramento escolhe novo presidente em eleição interna neste domingo
Com chapa única, Dagberto Reis retorna à presidência do partido e reafirma oposição ao governo municipal