seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Bastidores – Um passo para o Plano de Mobilidade em Livramento

A implantação de mais um projeto piloto de Estacionamento Rotativo em Livramento, a partir dos primeiros dias de março, representará de fato o início da implantação prática dos detalhamentos do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que vem sendo elaborado há vários meses por um grupo de trabalho integrado por gestores e técnicos da Prefeitura Municipal e representantes da Câmara de Vereadores. Esse grupo foi montado na metade do ano passado com a missão de concluir e aprovar o projeto do Plano Municipal de Mobilidade Urbana até abril do ano que vem,
obedecendo o cronograma previsto pela legislação federal. O projeto piloto de Estacionamento Rotativo vai abranger quatro quadras, nas ruas Dos Andradas, Manduca Rodrigues, Rivadávia Corrêa e Vasco Alves (foto acima), sendo reservadas vagas no lado direito da via para estacionamento por até 30 minutos, gratuitamente. Essas quatro quadras são consideradas o ponto mais central e de maior movimento no centro da cidade e servirão como teste para o sistema, que deverá ser implantado definitivamente mais adiante, integrando o grande escopo do Plano de Mobilidade. Além dessa medida, também fazem parte os estudos para alteração de sentido de algumas vias centrais, que já estão saindo do papel com o objetivo de tornar mais ágil o fluxo do trânsito no centro. As discussões, estudos e reivindicações elencadas pelo grupo já começaram a ser apresentadas à comunidade. Na manhã da última quinta, o trabalho foi apresentado aos vereadores, em uma reunião na Sala Cultural. Na próxima quarta, será a vez de representantes dos taxistas, motoristas de App, ciclistas, motociclistas, mototaxistas e Centros de Formação de Condutores conheceram detalhes do futuro Plano.

Prazos

Embora já viesse anunciando, somente nesta sexta-feira, 18, a Prefeitura publicou novo decreto prorrogando para 31/03 a data limite para pagamento do IPTU integral com 20% de desconto. Quem deixar para abril terá 15% de desconto se pagar até dia 29, e quem pagar até 31/05 ganhará 10% de desconto sobre o valor total.

Anulação

Apesar de prorrogar os prazos, a Prefeitura continua recebendo os pagamentos do IPTU. Enquanto isso, a Câmara de Vereadores busca na Justiça anular o novo decreto que restabeleceu o índice de 33,82% de reajuste no imposto. O Mandado de Segurança, já concluso, está na mesa da juíza Carla Palhares, aguardando decisão.

Livramento/Rivera podem ter faculdade de medicina em breve

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, no campus local da Unipampa,
com os diretores da universidade, Alexandre Xavier e Luiz Edgar Lima,
os deputados Paulo Pimenta e Luis Fernando Mainardi
confirmaram a possibilidade de criação de uma Faculdade de Medicina,
como parte de projeto de criação da Universidade Binacional e ampliação da Unipampa

 

 

Comunidade Afro de fronteira

Um projeto desenvolvido em parceira pela Unipampa,
UFSM e UERGS pretende elaborar um completo
mapeamento da comunidade afro na região de
fronteira do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento do
projeto reunirá professores, acadêmicos e representantes das comunidade. Esta
semana, no campus local da Unipampa, o projeto foi
pauta de um amplo debate envolvendo os participantes e convidados especiais,
entre eles o professor e ex-vereador João Batista Conceição

Reservatórios

Um ante projeto de lei, de autoria do vereador Thomaz
Guilherme e protocolado na Câmara de Vereadores com
apoio de todos os membros da mesa diretora,
está propondo que o Poder Público forneça e instale caixas d’água
ou cisternas para reserva de água nas residências de
famílias de baixa renda. Além do cumprimento de
preceito constitucional, o vereador acredita que
essa medida vai amenizar os problemas de falta de
abastecimento enfrentados por várias pessoas na
comunidade

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem