seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prefeitura mantém reajuste de 33,82% no IPTU

Executivo embasa decisão destacando que não são atos de discricionariedade do gestor público sobre decidir em relação ao índice legal
Foto: Jornal A Plateia

A prefeita Ana Tarouco (DEM) publicou, nesta segunda-feira (14), um novo decreto regulamentando a taxa do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Sant’Ana do Livramento para o exercício de 2022. O documento foi assinado no último dia 10, um dia após a Câmara derrubar o antigo decreto. O IPTU, bem como a taxa de lixo serão corrigidos de acordo com a variação do IGP-M acumulado no período de agosto de 2020 a julho de 2021, na ordem de 33,82%.

No início do ano, o prefeito em exercício, Evandro Gutebier (Republicanos), já havia publicado um decreto nos mesmos moldes, regulamentando o imposto para 2022, mas o documento foi sustado por um decreto legislativo aprovado na Câmara de vereadores, na semana passada.

Nesse novo decreto, a prefeita argumenta que trata-se de mero reajuste de tributos e que “estes não são atos de discricionariedade do gestor público sobre decidir em relação ao índice legal”, destacando que “a ausência do reajuste ou mesmo a não aplicação das Leis vigentes importam em evidente renúncia de receita, ferindo o princípio da legalidade e a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O Executivo fez questão de frisar que as Leis Orçamentárias que passaram pela Câmara, já previam o reajuste. “…a aprovação das Leis Orçamentárias (PPA – LDO – LOA), as quais já previram a arrecadação de IPTU com o reajuste legal estabelecido, inclusive com o estudo e a aprovação da Casa Legislativa às referidas peças orçamentárias”.

REAÇÃO

Ainda nesta segunda-feira (14), o vereador Enrique Civeira (PDT) protocolou outro projeto de decreto legislativo na secretaria da Câmara, com o objetivo de derrubar o novo decreto da prefeita. Segundo o documento, o Executivo exorbitou a sua competência e o reajuste é contrário ao interesse público.

A Prefeitura informou, na manhã desta segunda-feira (14), que foram retomados os recebimentos de pagamentos do IPTU 2022, “nos mesmos termos anteriores”. Os pagamentos estavam suspensos desde o dia 08 de fevereiro.

Confira o último decreto da Prefeitura na íntegra CLICANDO AQUI.

 

 

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem