seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Santa Casa suspende cirurgias eletivas

A expectativa da direção é que procedimentos voltem a ser realizados ainda este mês
(Foto: Macelo Pinto/AP)

A Santa Casa de Misericórdia suspendeu temporariamente a realização de cirurgias eletivas. Segundo a diretora do hospital, Leda Marisa, a decisão foi “uma medida de cautela e para priorizar serviços essenciais”.

De acordo com a diretora, uma das prioridades é preservar as equipes do Pronto Socorro, UTI’s e blocos cirúrgicos. “Embora cirurgias eletivas não estejam acontecendo, a urgência e emergência são em grande número, entorno de quatro ou cinco por dia, devido aos traumas, acidentes de trânsito e etc.”.

Para Leda, a única possibilidade de restrição e de suspenção de equipe é nas eletivas, para preservar a condição de atendimento as outras. “Que são naturalmente eletivas, que podem ser agendadas, não sendo agendadas elas têm esta margem de postergação do procedimento”, disse.

Os números indicam na média de 34 pacientes por dia no Consultório Covid. Nessa quarta-feira (09), chegaram a 180. Atualmente, a Santa Casa tem seis internados na Unidade Covid e seis na UTI. “É preciso que haja cautela, mas são sinais que nos demonstram uma tendência de uma curva de descenso desta contaminação e isso replica em menor número de colaboradores contaminados e nesta medida a gente consegue acreditar que ainda em fevereiro a gente retome estas agendas”, anunciou a diretora.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem