sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Novo decreto aumenta protocolos contra a Covid

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento publicou, nessa sexta-feira (21), uma nova alteração no decreto de enfrentamento à Covid-19, devido à crescente alta nos casos ativos da doença. Com a mudança, o comércio em geral passa a funcionar das 6h às 22h, sendo necessário o controle de porta com funcionário responsável pela higienização dos clientes.
O transporte coletivo municipal, que antes tinha capacidade máxima de 90%, agora tem permissão de conduzir 70% do público. No transporte rodoviário, a lotação máxima é de 80%. Serviços religiosos podem lotar até 50% dos templos, limitado a 100 pessoas.
Restaurantes, bares ou similares não podem permitir a permanência de pessoas em pé e a abertura de pista de dança. Apenas 60% do espaço pode ser utilizado pelos clientes, das 17h até a 1h da madrugada. A partir deste horário, apenas delivery. É obrigatório apresentar o comprovante de vacinação na hora da entrada do cliente.
Academias e similares poderão ter apenas 50% de público, limitando a 200 pessoas em local aberto e 100 pessoas em ambientes fechados. Também para esses locais, é obrigatório que tenham a lista de frequentadores vacinados. Além do controle da porta para a higienização.
Os clubes sociais também poderão estar abertos, das 6h até a 1h da madrugada, não sendo permitida a abertura da pista de dança. Eventos em geral, também devem seguir a mesma regra. Para a realização de eventos, é necessário que seja aprovado um plano de contingência pelo e-mail [email protected]. Os plantões e mercearias poderão funcionar das 6h até a 1h da madrugada.

TCE-RS realiza em Santa Maria encontro de orientação para 41 municípios

No próximo dia 8 de maio, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santa Maria. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Av. Roraima, Camobi. A atividade orientativa objetiva esclarecer as competências do TCE-RS e orientar os gestores