seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Novo decreto aumenta protocolos contra a Covid

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento publicou, nessa sexta-feira (21), uma nova alteração no decreto de enfrentamento à Covid-19, devido à crescente alta nos casos ativos da doença. Com a mudança, o comércio em geral passa a funcionar das 6h às 22h, sendo necessário o controle de porta com funcionário responsável pela higienização dos clientes.
O transporte coletivo municipal, que antes tinha capacidade máxima de 90%, agora tem permissão de conduzir 70% do público. No transporte rodoviário, a lotação máxima é de 80%. Serviços religiosos podem lotar até 50% dos templos, limitado a 100 pessoas.
Restaurantes, bares ou similares não podem permitir a permanência de pessoas em pé e a abertura de pista de dança. Apenas 60% do espaço pode ser utilizado pelos clientes, das 17h até a 1h da madrugada. A partir deste horário, apenas delivery. É obrigatório apresentar o comprovante de vacinação na hora da entrada do cliente.
Academias e similares poderão ter apenas 50% de público, limitando a 200 pessoas em local aberto e 100 pessoas em ambientes fechados. Também para esses locais, é obrigatório que tenham a lista de frequentadores vacinados. Além do controle da porta para a higienização.
Os clubes sociais também poderão estar abertos, das 6h até a 1h da madrugada, não sendo permitida a abertura da pista de dança. Eventos em geral, também devem seguir a mesma regra. Para a realização de eventos, é necessário que seja aprovado um plano de contingência pelo e-mail [email protected]. Os plantões e mercearias poderão funcionar das 6h até a 1h da madrugada.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem