seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Os mercados futuros em baixa

Os mercados futuros em baixa às 6h10 em Brasília. Via XP Furla News: S&P500 -0.09%, Dow Jones -0.05%, Nasdaq -0.24% . Já a Europa opera em alta de 1.40% (STOXX 600).

JUROS EUA: Nos EUA, segundo comentários de operadores, investidores começam a se movimentar para antecipar o corte de estímulos do Federal Reserve. Os títulos de 10 anos do Tesouro Americano avançaram 24 pontos-base, para 1,654%.

TETO DE GASTOS & JUROS: Aqui no Brasil, as taxas de prazo mais curto voltaram a ultrapassar a barreira dos 12% e, no restante da estrutura a termo da curva de juros, as taxas se firmaram acima dos 11%.

CONTAS PÚBLICAS: “É claro que estamos falando de um movimento global de aumento de juros, que envolve os Estados Unidos e os emergentes, mas o Brasil foi além. Há questões fiscais de volta ao foco, e isso incomoda o investidor”, afirma Júlio Fernandes, sócio e gestor macro da XP Asset Management (Valor Econômico).

PIB 2022: Em carta publicada ontem, a Legacy Capital, que projeta contração de 1% no PIB e inflação de 6,3% em 2022, acima do teto da meta, avalia que esse cenário “aumenta a probabilidade de novos questionamentos ao teto de gastos” (Valor Econômico).

La Niña & Inflação de Alimentos: O fenômeno La Niña, que provoca o resfriamento do Oceano Pacífico, deve trazer impactos pelo menos até o fim do verão de 2022. O Climate Prediction Center divulgou que a La Niña tem 95% de chance de continuar durante o verão (dez-jan-fev) e de 60% de ir até o outono de 2022. No Brasil, este evento provoca chuva acima da média no Centro-Norte do país e abaixo da média na região Sul. https://bit.ly/3HDBrSC

Petróleo: a Organização dos Países Exportadores de Petróleo, Rússia e aliados, juntos chamados de OPEP+, concordou na terça-feira em colocar mais 400 mil barris por dia de abastecimento em fevereiro, como tem feito todos os meses desde agosto. Os futuros do petróleo Brent caíram 9 centavos, ou 0,11%, para US$ 79,91 o barril às 0537 GMT.

Polícia Civil prende homem durante Operação Saqueadores em Livramento

A Polícia Civil, através de agentes da DP de Santana do Livramento, com apoio de agentes da DRACO, DPPA e Brigada Militar, cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de indivíduos suspeitos de praticar, em dias e vítimas distintas, dois roubos de valores. Um indivíduo, 48 anos, foi autuado em flagrante por posse de arma de uso restrito e

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A