qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

NOVO ANO, NOVOS DESAFIOS

Deputado Federal Zucco - Foto: Cedida

TENENTE-CORONEL ZUCCO
Deputado Estadual/PSL

Vivemos a época de balanços na vida pessoal e profissional. São também comuns as projeções para o novo ano que chega com oportunidades, desafios e incertezas. Uma vez mais o país enfrentou momentos de apreensão, resultado da pandemia que reitera a geração de novas variantes e cepas desconhecidas, ameaças permanentes.

O Brasil é um país com incrível capacidade de se reinventar, mas também se destaca pelo esforço incansável de parcela da opinião pública para desacreditar o potencial da nossa gente na superação de crises. Os “profetas do Apocalipse” são incansáveis a partir de narrativas com críticas levianas, sem fundamento, baseadas em paixões ideológicas que escamoteiam a verdade.

Cerca de 80% da população brasileira está imunizada. Desde a descoberta do vírus oriundo da China o Presidente Bolsonaro deflagrou um conjunto variado de medidas urgentes. No bojo destas iniciativas se destaca a transferência de bilhões para os Estados para o combate da pandemia, prerrogativa exclusiva, aliás, definida pelo STF. Além disso – o que pouco se divulga – são outros bilhões para compensar as perdas da economia (recolhimento de tributos), reflexo do “fecha tudo, fica em casa, a economia se vê depois”.

O SUS, demonizado por aqueles que desconhecem o modelo, sustentou as medidas sanitárias, salvou milhões de vidas. Aí também se inclui a vacinação em massa, comprovando que se trata do sistema de saúde sem similar no mundo.

Além disso, desempregados e pessoas em vulnerabilidade social foram contemplados com a concessão de auxílio emergencial, entre outros benefícios. Recursos vultosos também foram encaminhados diretamente a pequeno e microempresários, evitando a perda de mais empregos. Ironicamente a classe artística e trabalhadores do setor – sempre refratários em reconhecer os avanços do Governo Federal – também recebera ajuda para minimizar as dificuldades da crise sanitária.

2022 chega repleto de desafios, também é ano de eleições, culminância da democracia do sistema em que a vontade do cidadão é soberana pelo voto. É prática corriqueira por aqui, mas inexistente há décadas em diversos países que por incrível que pareça ainda inspira algumas lideranças políticas brasileiras que aplaudem estes modelos antidemocráticos.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos