seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Secretaria da Fazenda relança o Refis

Secretária Gisela Alvarez esclarece dúvidas a respeito do programa
Secretária da Fazenda, Gisela Alvarez (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Na manhã desta terça-feira (02), em entrevista à Rádio RCC, a secretária da Fazenda, Gisela Alvarez, anunciou a abertura do Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Desde a semana passada a secretaria tem recebido os contribuintes para realizar as negociações.

O que é o Refis?

Regime opcional de parcelamento de débitos fiscais proposto às pessoas jurídicas com dívidas perante a prefeitura. 

Quem pode realizá-lo?

Pode realizar o financiamento todo contribuinte que possua débitos junto à fazenda, tanto à nível administrativo, quanto judicial. A secretária destaca que “toda pessoa que possui dívidas administrativas, pode realizar a negociação aqui mesmo na fazenda. Já quem tem débito em esfera judicial, pode procurar nosso setor jurídico do município, onde são dadas as baixas na medida em que fazemos o acompanhamento entre a fazenda e a procuradoria. A pessoa assina um termo e faz o pagamento conosco ou com o banco, seja parcelado ou à vista. Na sequência é dado baixa no processo e as custas judiciais não são cobradas, então fica interessante para o contribuinte que deseja fazer a quitação”, explicou Gisela.

 Como realizar a quitação da dívida?

Os contribuintes podem realizar a negociação até 31 de março, período de validade do programa, como explica a secretária: “Quem nos buscar hoje na prefeitura, terá seus débitos até 2020 atualizados com multa e juros”. O contribuinte que optar por parcelar as dívidas, poderá fazê-lo em até 60 vezes com desconto de 50% sobre as multas e juros. Já os inscritos no Cadúnico, poderão pagar em até 120 parcelas, também com desconto de 50% sobre as multas e os juros. Para quem não possui cadastro no Cadúnico, também é possível quitar a dívida em até 120 parcelas, entretanto, nesse caso não serão retiradas as multas e juros.

Para saber se possui débitos, basta comparecer à Secretaria da Fazenda, na rua Hugolino Andrade – 433.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem