ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Santanense é preso com 1,6 tonelada de tetracaína, em Porto Alegre

Insumo estava escondido entre nove toneladas de sucata de um caminhão | Foto: PC / RF / Divulgação / CORREIO DO POVO

Um santanense, de 28 anos, foi preso conduzindo um carregamento com 1,6 tonelada de tetracaína, insumo usado para ser misturado na cocaína, durante uma operação conjunta da Receita Federal e do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil, em Porto Alegre. O produto químico, de cor branca, foi avaliado em torno de R$ 6 milhões. O resultado da ação foi divulgado na manhã desta sexta-feira.

A ação aconteceu durante a madrugada de quarta-feira, quando um caminhão Mercedes-Benz 1113, com placas de Livramento, monitorado pela Receita Federal, foi abordado na BR 448 (Rodovia do Parque), perto da Arena do Grêmio. O veículo estava carregado com cerca de nove toneladas de sucatas, mas ocultava 150 caixas de papelão contendo sacos plásticos bem vedados no seu interior, cheios do produto químico, de cor branca, usado pelos traficantes.

O motorista do caminhão, de 28 anos, sem antecedentes, natural de Sant’Ana do Livramento, foi autuado em flagrante delito por tráfico de drogas. A confirmação de que a substância era tetracaína foi realizada pelo Departamento de Perícia Laboratorial do Instituto-Geral de Perícias, que emitiu laudo oficial do teste positivo com reagentes. Conforme a Receita Federal, as duas instituições monitoravam nos últimos meses as rotas rodoviárias que seriam utilizadas para transporte de drogas, armas e produtos ilícitos, da fronteira com o Uruguai para Porto Alegre.

Fonte: Correio do Povo

 

Serasa disponibiliza 0800 emergencial para brasileiros quitarem dívidas com bancos e financeiras

• Mutirão nacional que reúne 40 maiores bancos e financeiras do país oferece telefone gratuito para facilitar negociações. • Descontos de até 97% beneficiam 35 milhões de pessoas que têm dívidas bancárias. • Alta adesão faz Serasa estender ação especial de negociação com bancos até dia 11 de julho. • No Rio Grande do Sul mais de 28 mil acordos

Nota oficial – Judicialização do IOF

  A decisão da Advocacia-Geral da União (AGU) de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deliberação soberana da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que sustou o aumento do IOF, é uma afronta inaceitável ao Poder Legislativo e um grave atentado à democracia. Trata-se de mais uma tentativa autoritária do governo Lula de judicializar um tema eminentemente