qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Com salas interditadas, alunos são obrigados a assistir aula no pátio

Desde 2019, Direção aguarda restabelecimento das aulas do educandário
Foto: Marcelo Pinto/AP

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pacheco Prates estão assistindo a aula no pátio da escola, após algumas salas terem cedido durante obras na sede do educandário. A denúncia foi feita pelo vereador Aquiles Pires (PT), na manhã desta quinta-feira (25), em Sant’Ana do Livramento. Segundo a Direção, a Escola faz um rodízio com as turmas para definir quem assiste aula na sala e que precisa ficar no pátio.

Segundo o parlamentar, já em abril do ano passado, quando o seu gabinete fez um raio X das escolas municipais, o problema foi detectado e denunciado ao Executivo para que tomasse uma providência. De lá para cá, três secretário assumiram a pasta de Educação, mas até o momento nenhuma atitude foi tomada. “Uma empresa foi contratada para construir a cobertura da quadra da escola e, ao desbarrancar as arquibancadas, a estrutura das salas de aula acabaram cedendo em alguns pontos”, explicou o parlamentar.

Nessa semana, o vereador foi chamado mais uma vez no educandário por pais de alunos. Isso porque a Secretaria Municipal de Educação não listou a Escola Pacheco Prates para turmas de alunos no 1º ano do ensino fundamental. Segundo a diretora da escola, Tânia Har, haverá somente uma turma de primeiro ano para os atuais alunos que estão na pré-escola, não tendo abertura de novas vagas. “Vamos dar continuidade às aulas para os nossos alunos que hoje estão na pré-escola”, afirmou Tânia.

Procurada, a secretária de Educação, Sandra Pontes afirmou que aguarda um projeto da Secretaria de Planejamento para dar início à licitação para a construção de uma contenção nas três salas de aula interditadas pela Defesa Civil. A previsão de início das obras, segundo ela, é de 21 de janeiro, quando inicia o recesso para as férias escolares.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo