qua, 10 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

O QUE É “SER NORMAL”?

Mais do que nunca é uma pergunta difícil de responder. “Faça sempre a mesma coisa para chegar sempre aos mesmos resultados” reza um ditado da moda. Motivadores, palestrantes, coachs e filósofos – com ou sem formação profissional – empregam à exaustão esta frase para inspirar as pessoas desanimadas que buscam dinheiro, felicidade e fama instantâneos. Querem provocar mudanças radicais de comportamento.
Mudar é difícil porque exige, acima de tudo, muita disciplina. Exige, também, muita força de vontade. O mundo sempre espera a mesma postura de todos nós, em todas as circunstâncias. Basta sair um centímetro do que é convencionado “normal” para que imediatamente rótulos sejam apostos ao nome daquele que ousou “sair do livrinho”.
A maioria das pessoas passa décadas – ou a vida inteira – frustrada e deprimida. Passa o tempo ocioso a rabiscar planos, roteiros de viagens e idealizando mudanças para romper o cotidiano baixo astral. Sabemos as causas, conhecemos nossos inimigos íntimos, fantasmas, ameaças e os responsáveis, mas tudo fica apenas no papel.
Sair da zona do conforto requer mais que coragem. Exige planejamento, embora alguns defendam que os rompantes de raiva e indignação sejam gatilhos fundamentais para deflagrar rompimentos com a rotina depressiva. Admiro quem consegue sair de um bom, porém frustrante emprego. Aplaudo quem teve coragem de romper uma relação desgastada na busca de paz, mesmo que sozinho. Invejo aqueles que, cansados das amizades interesseiras, fazem uma DR com estes falsos parceiros, pródigos em pedir atenção, carinho e apoio, sem contrapartida.
Muita gente mudou nestes 20 meses de pandemia por absoluta obrigação, resultado do “fecha tudo, fica em casa” que, no RS, não reduziu impediu milhares de óbitos e ampliou o desemprego. Milhões ficaram distantes de familiares, amigos e afetos, aprofundaram o fosso entre o cotidiano de solidão e o sonho de mudanças para ser minimamente feliz.
Buscar a felicidade significa “ser Anormal”? O “normal” seria conformar-se, achar que a vida é assim mesmo? A radicalização que marca o comportamento em nosso país só fez aumentar a intolerância com aqueles que se reiventam, mudam hábitos, alteram comportamentos, buscam mudanças que poucos experimentam.
Afinal, o que é ser normal?

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Ganha-Ganha Farroupilha leva cavalo, chama crioula e música gaúcha para Shopping de Porto Alegre

Demonstração de doma racional e apresentação musical aconteceu no Shopping Total, no bairro Floresta, na Capital Nos dias de hoje é comum vermos as pessoas andando com seus cachorros pelo shopping, mas nesta quarta-feira (10/9), outro animal fez uma visita a um centro de compras: um cavalo. A presença do animal símbolo dos gaúchos fez parte de mais uma ação

Prefeitura oferece curso gratuito de Educação Financeira em parceria com o SEST/SENAT

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEST/SENAT, está disponibilizando à comunidade um curso gratuito de Educação Financeira, que será realizado nos dias 11 e 18 de setembro, das 18h30 às 21h50. A iniciativa tem como objetivo oferecer conteúdos práticos para que os participantes aprendam a organizar suas finanças, planejar