dom, 14 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Operação prende 6 pessoas por tráfico de drogas perto de escolas

MARCELO PINTO/AP

 

Com a operação denominada Anjos Perdidos a Polícia Civil – com apoio da Brigada Militar – prendeu, na manhã desta quinta-feira (19), 6 pessoas por tráfico de drogas no entorno de, pelo menos, 5 escolas do Município. Treze adolescentes foram apreendidos e levados para a Delegacia.

Entre as apreensões as forças de segurança encontraram 15kg de maconha, 2kg de crack, além de armas e munições. A operação também se estendeu à Vila Santa Clara, onde os policiais apreenderam drogas.

Em entrevista, a delegada Giovana Muller destacou que foi encontrada uma nova droga que começou a circular no Estado. Conhecida como Lean, a bebida roxa é muito conhecida nos Estados Unidos e é feita com uma mistura de remédios proibidos no Brasil. “Infelizmente essa droga é misturado com refrigerante e em bala de goma. Para nós é proibido, mas em Rivera se consegue facilmente”, afirmou a delegada.

Ainda no início da manhã, a Polícia chamou os pais dos 13 jovens apreendidos. Os adolescentes foram ouvidos acompanhados dos pais. A Polícia Civil avalia a possibilidade de internação dos jovens. Já os adultos presos, segundo a delegada Giovana Muller, serão encaminhados ao presídio.

Entenda o que é a droga

De acordo com o site G1, nos Estados Unidos, várias pessoas já morreram com suspeita de overdose do xarope. Entre elas, três cantores de rap que traziam o drank em suas composições. Rappers brasileiros também já cantam sobre a droga.

Em 2014, a principal fabricante de xarope de codeína nos Estados Unidos decidiu tirar o produto do mercado. O rapper Lil Wayne foi internado várias vezes com problemas de saúde, complicações do excesso de codeína.

Em Sant’Ana do Livramento, deputado Cadó acolhe reinvindicações na Câmara de Vereadores

Em roteiro pela região da Fronteira Oeste, na sexta-feira (12), o deputado estadual Tiago Cadó (PDT) acolheu reivindicações na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento. No diálogo com o presidente do Legislativo Municipal, Felipe Torres (PL), Cadó apresentou as diretrizes do trabalho da frente parlamentar que preside no parlamento gaúcho – com foco na Lei de Segurança Nacional aplicada