qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

O que vem por aí?

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Nestes quase 20 meses de pandemia muito foi escrito sobre uma expressão que perdeu força pela repetição: o “novo normal”. Reina grande expectativa – como diriam os narradores de antigamente – sobre o comportamento resultante de tamanho sofrimento.
Todos os dias ouvem-se sobre ações beneficentes para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. São campanhas de arrecadação de cestas básicas, roupas, agasalhos e mantimentos para o enfrentamento da miséria resultante da extinção de milhares de empresas e empregos.
Ao mesmo tempo são constantes notícias de aglomerações de gente que ignora as regras básicas de convivência. No começo da semana a mídia divulga o trabalho das guardas municipais para coibir abusos. Festas, pagodes e ajuntamentos em calçadas e bares fazem refletir sobre a racionalidade da condição humana.
O avanço da vacinação levou à flexibilização de atividades. Já temos estádios de futebol com público, mudanças para eventos e a retomada do ensino. Pais aguardam ansiosos pelo retorno das escolas e a retomar a rotina. Há preocupação com as consequências da interrupção do convívio social dos filhos.
É difícil prever o futuro. Sonha-se com mudanças profundas de comportamento, além da adoção de hábitos de higiene mais intensos. Mas o ser humano é imprevisível.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos