qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Unipampa comemora 15 anos na expectativa de inaugurar o novo prédio

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) comemorou, nessa semana, 15 anos do início de suas atividades em Sant’Ana do Livramento, com seis cursos de graduação, especialização, curso de mestrado, curso UAB e a construção de um prédio anexo.
De acordo com o diretor do campus, Alexandre Xavier, há uma expectativa da Reitoria em retornar às atividades, de forma gradual, dos servidores docentes e técnicos administrativos a partir do mês de novembro. “Também estamos organizando o retorno presencial das atividades de ensino, a partir de fevereiro. Porém essa discussão ainda vai ocorrer no Consuni”, destacou o professor Alexandre.
Para o ano de 2022, a universidade pretende inaugurar o restaurante universitário no campus quando as aulas presenciais retornarem. “Nós precisamos que haja retorno presencial para lançar o edital de contratação da empresa que será responsável pelo restaurante universitário e pela cantina. Também vamos inaugurar o auditório, que ainda está em fase de conclusão, de resto praticamente tudo está organizado para retornar”, salientou o diretor.
Diversas atividades foram realizadas em comemoração aos 15 anos de atividades da universidade no município. Destaca-se a celebração feita pelos alunos e servidores do campus, no projeto “Nossos Frutos: a Unipampa há 15 anos transformando vidas”, realizado pelas redes sociais com o objetivo de contar histórias durante as suas trajetórias no educandário.
Uma live comemorativa, em formato de roda conversa, contou a história da implantação no município até os dias atuais. Participou da conversa o ex-reitor da UFPel, Cesar Borges, os ex-diretores, Debora Nayar Hoff, Luiz Edgar Araújo Lima, Daniela Vanilla Nakalski e Rafael Vitória Schmidt, bem como do reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo