seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Santa Casa dá 60 dias para que a Cardio Nefroclínica deixe o Hospital

Notificação foi realizada nesta quarta-feira à direção da empresa

A Direção da Santa Casa de Misericórdia notificou, nesta quarta-feira (15), a empresa que presta serviço de diálise para o hospital, informando que a Cardio Nefroclínica tem 60 dias para deixar o prédio anexo à instituição.

Após o prazo dado, o hospital não utilizará mais o serviço de tratamento a pacientes agudos, ou seja, pessoas internadas na Santa Casa que precisem de hemodiálise. Segundo a Direção, o hospital deve assumir o serviço com recursos próprios.

Na semana passada, a Cardio Nefroclínica já havia anunciado a interrupção do tratamento de diálise para pacientes SUS do município, portadores de doença renal crônica, alegando que a empresa não teria mais condições de arcar com o prejuízo gerado em função da falta de reajuste – que há cinco anos não acontece pelo Sistema Único de Saúde.

Agora, com a notificação da Santa Casa, além dos serviços prestados aos pacientes do município, o Hospital também deixará de utilizar os serviços para internados, finalizando qualquer contrato da empresa com a instituição filantrópica e com a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento.

A Plateia ainda tenta o contato com a Cardio Nefroclínica para se manifestar sobre o assunto.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem