qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Bastidores – Missão cumprida, mas sempre a postos

Sant’Ana do Livramento acabou sendo a grande homenageada na última quarta-feira, 25, durante o ato de instalação da Frente Parlamentar de Apoio aos Veteranos Militares do Estado do Rio Grande do Sul, uma proposição do deputado estadual Tenente Coronel Zucco que tem como objetivo exatamente a valorização dos veteranos militares e homenagear no dia do Soldado os veteranos das Forças Armadas que desempenharam sua missão de forma exemplar e com alto nível de comprometimento, deixando inegável legado na Força em que prestaram serviço militar. O ato foi realizado no Teatro Dante Barone, na própria Assembleia Legislativa, com as presenças, entre outros, do Comandante Militar do Sul, General de Exército Valério Stumpf Trindade, e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. O vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, participou através de depoimento exibido em vídeo e destacou que “o militar jamais se aposenta porque está sempre preparado para entrar em ação”.
Na ocasião, Zucco homenageou veteranos militares presentes, com a entrega do “Diploma de Homenagem ao Veterano Militar” e um bóton alusivo. O maior número de homenageados é de Livramento: 1º Ten Cav R/2 Leonarodo Fábio Dornelles Acosta; 2º Ten QAO Gecejames dos Santos Fonseca; 2° Sargento do Quadro Estabilizado Elso Leonel Silva Alvienes; 3° Sargento do Quadro Estabilizado Edson Silva Cavalheiro; 3º Sargento Temporário de Cavalaria Jorge Alberto Ignácio Duarte; 3º Sargento Temporário de Cavalaria Antônio Renato Miranda Chagas; 3º Sargento Temporário de Manutenção Nivaldo Franceschetto; 3º Sargento do Quadro Estabilizado Servando Martins da Silva; 3º Sargento Temporário de Cavalaria José Itagibe Vergas da Rosa; 3º Sargento Temporário de Cavalaria Alessandro Ferreira Fialho; 3ºSargento Temporário de Cavalaria Criston Roberto Tavares Leites; 3º Sargento Temporário de Cavalaria Ivan da Silva Aires; Cabo Temporário de Cavalaria Rafael Vieira Diverio; Cabo Temporário de Cavalaria Cristhian Azavedo Correia; 2° Sargento Paulo Cesar Machado Acosta; Cabo Temporário de Cavalaria Carlos Amadeu Cabezudo Neto; Cabo Temporário de Cavalaria Angelo Márcio Xavier Cardoso; Soldado Jovani dos Santos da Silva, e; Soldado Jorel dos Santos Madeira.

Primeira Infância

A Câmara de Vereadores deverá sediar nos próximos dias, através da Comissão de Constituição e Justiça, uma audiência pública para discutir a elaboração do Plano Municipal Primeira Infância. A proposta é do vereador Aquiles Pires, que já vem conversando com a coordenação do Programa Primeira Infância Melhor – PIM, colhendo dados para estudo de caso. Aquiles lembra que a Constituição Federal prevê o dever do Estado na garantia da prioridade absoluta dos direitos das crianças e defende que o PMPI proporcionará um melhor acompanhamento de todo esse processo, articulando-o em diversos setores da sociedade santanense.

Lixões

Mapeamento feito pela Prefeitura Municipal revelou quase 300 novos pontos de “l.ixões” se formando na zona urbana de Livramento. São locais nos quais os próprios cidadãos vão acumulando lixo.

Sorte para quem precisa

 

Uma grande mobilização comunitária, envolvendo sobretudo a classe empresarial e contando principalmente com a participação da população em geral, vai buscar, a partir dos próximos dias, arrecadar recursos para que as entidades assistenciais de Livramento consigam fazer frente às muitas obrigações fiscais e compromissos com fornecedores e colaboradores, incluindo a quitação do 13º salário que se aproxima, de forma a manter a regularidade administrativa para continuar desempenhando o trabalho social tão importante para o qual se dedicam. Esta semana, representantantes das entidades assistenciais e de clubes de serviço se reuniram na sede de A Plateia, com o diretor-presidente do grupo de comunicação, Antônio Badra, para definir a ação que será desenvolvida. Uma grande “ação ente amigos” sorteará entre os apoiadores das entidades, no dia 18 de dezembro, vários brindes oferecidos por empresas e prestadores de serviços da fronteira.

Projeto para o pampa turístico

O vereador Duda Amaral voltou empolgado com a proposta de prefeitos, empresários e legisladores dos municípios integrantes da Associação Pampa Gaúcho de Turismo – Apatur, da qual já fazem parte Bagé e Dom Pedrito, entre outros. Junto com a Associação dos Municípios do Sudoeste-Pampa, presidida pelo prefeito Mário Augusto, de Dom Pedrito, a Apatur recebeu na quinta-feira o secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, e o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento da Metade Sul do Estado, deputado Marcus Vinícus Vieira de Almeida, na sede daVinícola Peruzzo, em Bagé, para definir estratégias visando o efetivo aproveitamento das potencialidades regionais para a o desenvolvimento e fortalecimento do turismo na região. Lembrando que Livramento é o principal destino turístico da metade sul, atraindo disparado número de visitantes em relação a todos os demais municípios, Duda convidou o deputado Marcus Vinícius e o secretário a visitarem a fronteira e quer propor a integração de Livramento à associação regional de Turismo.

 

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos