ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Justiça aceita denúncia contra prefeito de Bagé Divaldo Lara

Agora, o processo permanece tramitando na esfera judicial até a sentença final.
Foto: Jornal Minuano

A Justiça Criminal, através da 4ª Câmara do Rio Grande do Sul, aceitou uma denúncia feita contra o prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB) e mais oito pessoas. De acordo com o processo, referente à Operação “Factótum”, os investigados, teriam agido de forma conjunta, com o objetivo de obterem, direta e indiretamente, vantagens de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais contra a administração pública. Em 2019, o prefeito foi afastado do cargo por 180 dias. Agora, o processo permanece tramitando na esfera judicial até a sentença final.

Em sessão telepresencial realizada em abril deste ano, a denúncia oferecida pelo Ministério Público, ajuizada em agosto de 2019, contra Divaldo e outras oito pessoas foi recebida integralmente pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS, por unanimidade. Conforme a denúncia, os crimes ocorreram de janeiro de 2017 a outubro de 2018, quando foi deflagrada a fase ostensiva da Operação Factótum, período em que o prefeito, segundo o processo, líder da organização criminosa, agentes políticos, empresários e servidores públicos causaram um prejuízo superior a R$ 1,2 milhão aos cofres municipais.

A denúncia foi assinada pela procuradora de Justiça Ana Rita Nascimento Schinestsck, coordenadora da Procuradoria de Prefeitos, que representou o MPRS na sessão da 4ª Câmara desta quinta-feira, e pelos promotores de Justiça Antonio Képes, da Procuradoria de Prefeitos, e Cláudio Morosin Rodrigues, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Sant’Ana do Livramento registra -7,2°C e lidera o frio extremo no RS

O inverno gaúcho atingiu seu ápice nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, e Sant’Ana do Livramento confirmou-se como o epicentro do frio extremo no Rio Grande do Sul. Dados precisos de estações meteorológicas, incluindo informações do sistema SIMAGRO (Governo do Estado do Rio Grande do Sul), validam a intensidade do gelo. Uma estação particular na “Fazenda Sociedade”, em Sant’Ana